8 de abril de 2020 11:56 por Thania Valença
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca está diante de um sério problema, que pode aumentar os números da Covid-19 no município. Até o último dia 1º, Arapiraca registrava 21 casos suspeitos, mas esse número pode aumentar diante da chegada na cidade de dezenas de arapiraquenses retornando de São Paulo (SP).
Esta semana, cerca de 15 ônibus de transporte interestadual, todos clandestinos, chegaram a Arapiraca, o que despertou a preocupação da Secretaria de Saúde do município. Um médico, que preferiu não se identificar, flagrou o retorno dos retirantes, que são também de municípios circunvizinhos, e informou ao órgão municipal de saúde.
A motivação do retorno, segundo o médico, é a dificuldade de sobrevivência que aquelas famílias estão enfrentando na capital paulista, devido especialmente à pandemia coronavírus. “Eles então decidiram voltar, até que a crise seja superada. Alguns admitiram que pretendem retornar a São Paulo!” – revela o médico.
Entre as ações para conter a propagação do coronavírus no município, a Secretaria de Saúde de Arapiraca, pretende monitorar mais de 10 mil famílias até 30 de abril e assegurar o isolamento de mais de 75% população. Para isso, está utilizando uma plataforma digital que envia mensagens para os celulares dos moradores cadastrados. O propósito é enviar cerca de 300 mil mensagens.
O cadastramento é feito também com a ajuda de agentes de saúde, que visitam residências ou entram em contato por telefone ou pelas redes sociais dos usuários, solicitam o número de telefone e o email, e informam que as pessoas cadastradas vão ser acompanhadas de forma segura em casa por meio de mensagens de celular.
O município está em quarentena desde o dia 19 de março último, quando a Prefeitura decretou situação de emergência por conta da pandemia coronavírus.