29 de janeiro de 2024 10:22 por Da Redação
(*) Eleonora Duse Leite é funcionária pública
O Cenarte foi criado em especial e com um dos objetivos voltarem-se ao aprendizado de baixo poder aquisitivo e em atendimento a comunidade menos assistida, isso sem querer burlar outras classes.
Falamos anteriormente da área de música, agora chegou a vez da área de dança do Centro de Belas Artes de Alagoas, um pouco mais difícil e vocês irão entender. Devida às instituições existentes tais como das professoras Eliana Cavalcante, Emília Vasconcelos, tínhamos dificuldades em convidá-las a fazer parte do nosso quadro por as mesmas já terem responsabilidades com suas escolas. O que fazer? Aí coube entrar em contato novamente, correr atrás do Ministério da Cultura e tentar ma solução. E mais uma vez fomos atendidos. Ficou com binado que a cada três, quatro meses viriam a Maceió, professores para dar aulas variadas em diversas modalidades como ballet clássico, jazz, moderno, contemporâneo e expressão corporal, isso já era um ponta pé inicial.
Foram dias de negociação, acordos e finalmente chegamos à decisão final. Mais uma vez a credibilidade e o acreditar nos trouxeram mais uma vez o resultado positivo. A Funted ficou decidida que em contra partida daria a hospedagem, suporte administrativo nas aulas e inscrições, além das boas vindas aos professores convidados.
Os professores foram Graziela Giliole, Beth Freire, Sergio Melo, Rosana Paz e Marize Mathias, todos eles conhecidos nacionalmente e até mesmo internacionalmente, detentores de prêmios e honrarias. Enfim, começamos nossas aulas…
Por algum tempo mantivemos a nossa área de dança dessa forma e seguimos. Enfim, dos professores que aqui estiveram Marize Mathias terminou ficando residente em Maceió e tornou-se coordenadora da área. A partir daí vieram os professores Railda Firmino, Marcela e Verônica Inojosa, Jô Santos, que já era funcionária efetiva da Funted, Edu Passos, recém-chegado das Minas Gerais e Norma Duarte.
Em 1988, o Centro de Belas Artes ficou desativado, isso na gerencia do então Sr. Pedro Onofre, que na oportunidade era o Presidente da Funted, em decorrência da aposentadoria do Dr. Braulio Leite Júnior, nesse ínterim o nosso quadro novamente restaurado. Jô Santos, Verônica e Marcela Inojosa, Edu Passos, Luís Carlos Santos, Rosália Souza, e posteriormente Luciana Dâmaso, com a aposentadoria voluntaria de Marcela Inojosa e em seguida de Verônica Inojosa.
Hoje, o Cenarte vive sua maior dificuldade na área de dança, bem como na área de música. Funcionando atualmente com três professores, Edu Passos (expressão Corporal), Jô Santos (quase aposentando) e Rosália Souza contratada temporariamente em substituição a professora Luciana Dâmaso que foi requisitada pela Secretaria de Educação, órgão de origem, meses atrás retornando a instituição educacional de origem.
Mas, frisamos, não perdemos a esperança e a determinação de continuar lutando por um melhor capítulo da nossa história, porque o Cenarte vive e resiste.