Os trabalhos estão a todo vapor para mais uma edição do Festival Mestre Canarinho em Pilar, os últimos ajustes na programação contará com a presença de ilustres artistas da cultura popular alagoana.
Entre os convidados estão Edimilson Mendes, o famoso “ceguinho do centro”, mestre Gama com seu emblemático pífano, mestre Edivar Vicente do famoso guerreiro treme terra pilarense e o anfitrião da festa o Boi do Canário. Ainda haverá a apresentação dos grupos Afro Oyá Mensan Órun, Afroginga e Afoxé.
“Estamos há pouco mais de 04 dias do maior encontro de culturas populares e tradicionais de Alagoas. Esse Festival tem se estabelecido como o grande baldaquino dos folguedos e manifestações do nosso povo. Este ano com presença querida de artistas populares que consagram a nossa história”, destacou João Lemos, presidente da Focuarte.
O Festival inicia na próxima sexta (05) com city tour guiado pelos pontos turísticos, oficinas de teatro e artesanato a partir das 8h na Casa da Cultura. Durante à tarde a partir das 15h haverá o 1° Simpósio para Gestores da Cultura que terá a presença do Sebastião Soares, diretor de promoção para as culturas populares do Ministério da Cultura e apresentações culturais no Cine Pilarense.
Já no sábado (06), a programação conta com um grande cortejo comandado pelo Boi do Canário e folguedos a partir das 14h com concentração na Casa da Cultura. Ao cair da tarde, haverá feira de artesanato e apresentações culturais na Praça Floriano Peixoto.
Para quem quiser participar, a Focuarte disponibilizará gratuitamente translado de ônibus saindo da Praça do Centenário em Maceió, reservas e maiores informações basta entrar em contato com Neide Sousa através do WhatsApp: (82) 98833-9866.
O Festival Mestre Canarinho é uma realização da Focuarte com o apoio da Prefeitura de Pilar através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com a parceria da Casa da Cultura Arthur Ramos, deputada Fátima Canuto e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult/AL).
Fonte: Assessoria