30 de abril de 2024 1:19 por Da Redação
No último sábado, 27, uma moradora do bairro do Prado registrou uma cena curiosa: uma caçamba depositando entulho no meio da Rua Zacarias de Azevedo. O vídeo foi enviado para o Portal Maceió Notícias (@portalmaceionoticias) e traz um alerta para a população.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por PORTAL MACEIÓ NOTÍCIAS ???????? (@portalmaceionoticias)
De acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana de Maceió, o descarte incorreto de entulho, dependendo do material, chega a custar R$12.000,00 em multa. O ato infracional pode ser evitado através de um descarte consciente em pontos de coleta.
A cidade possui cinco Ecopontos estratégicos nos seguintes bairros: Tabuleiro (Rua Botafogo), Pajuçara (Rua Campos Teixeira), Santa Maria (Av. Lourival Melo Mota), Vergel do Lago (Av. Governador Teobaldo Barbosa) e Santa Lúcia (Avenida Oswaldo Ramos). Funcionam todos os dias das 6h às 18h.
Além disso, a prefeitura disponibiliza a coleta gratuita por meio da Central de Monitoramento, basta entrar em contato com o WhatsApp (82) 98802-4834 ou pelo número 0800 082 2600. A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) atua na coleta, no transporte, na rota final e tratamento do lixo.
Mais de 100 mil toneladas de resíduos foram descartados de maneira irregular em Maceió. Para o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, é fundamental que a população se conscientize e colabore no destino final do lixo.
“Principalmente no período das chuvas, uma grande quantidade de resíduos é arrastado para bueiros e galerias. Isso pode provocar o entupimento desses equipamentos, com prejuízos imediatos para a população da localidade”, argumenta.