terça-feira 28 de maio de 2024

REDE GLOBO, MP E A CRISE DOS CLUBES BRASILEIROS!

16 de julho de 2020 2:45 por Redação

 

E se a Rede Globo parar de financiar o nosso futebol, os nossos clubes terão estruturas para se manter por quanto tempo?

Evidente que o Flamengo e o presidente fascista Bolsonaro, este por vingança contra a Rede Globo, editou a Medida Provisória 984, que alterou o art. 42 da Lei 9.615, conhecida como Lei Pelé, dando aos times mandantes em campeonatos estaduais ou nacionais o direito sobre as transmissões esportivas.
A MP está sob-regime de urgência, tem validade por 45 dias, mas se não for apreciada nestes dias pode travar a pauta do Congresso, no entanto, mesmo sendo provisória, podendo ser definitiva, criou um imbróglio sem precedentes na história do futebol brasileiro.

Como de fato sobreviverá os nossos clubes, tão acostumados com as cotas de TV, diga-se Rede Globo, que arrecada de fato muito mais que paga aos clubes, mas como estes nunca tiveram competências para administrar suas finanças, num processo vicioso, qualquer coisa vinda da “Vênus Platinada”, soava como um tubo de oxigênio para continuarem respirando.

O problema é que hoje a Rede Globo é odiada, mas quem não lembra como foi aplaudida há quatro anos, quando associada ao juiz de quinta, manobrou de forma escancarada com a elite deste país para dar um golpe na democracia brasileira.

A Rede Globo sempre defendeu quem esteve no poder, foi uma das últimas grandes redes de televisão a cobrir os atos pelas diretas já para presidente, manobrou no dia seguinte ao grande debate presidencial de 1989, quando colocaram no Jornal Nacional apenas os melhores momentos do Collor e os piores momentos do Lula no grande debate presidencial no 2º Turno daquele ano.

Em 1992, com o povo nas ruas, revolveu rifar o Collor, que acabou sofrendo o impeachment, sendo derrubado da presidência. Depois assumiu os governos de Itamar e FHC como seu, o JN era na verdade o porta voz oficial dos tucanos.

Slide 1
Slide 2

Com Lula não foi diferente, o grupo Globo até filme fez para o ex-presidente. Teve figurão petista que bravateou dizendo que a “Globo era deles”! Depois a “Vênus Platinada” mostrou a sua verdadeira face, mas voltemos ao caso da MP e suas consequências para os nossos clubes.
Sim, os nossos clubes, tão frágeis com seus presidentes tão poderosos e endinheirados, são na verdade ridículos tiranos no futebol, vide aqui com CSA e CRB.

O fato é que viramos uma Espanha, um país com dimensões continentais, só como exemplo, em campeonatos estaduais de 1º divisão em 2020, são 263 clubes em atuação, mas a grande maioria jogará apensa de dois a três meses, a maioria deles encerram suas atividades entre março e abril de cada ano.
O fato é que os estaduais perderam muito o sentido de existir, os chamados ainda grandes clubes do Brasil, pressionam para o fim dos estaduais, confirmando o processo de uma elitização muito forte no futebol. Mas o que eles não estão se dando conta é que o processo é muito mais embaixo do que eles imaginam.
Vejamos, por exemplo, um estado rico, o Rio de Janeiro, olhe a situação de Vasco, Botafogo e Fluminense, se continuar esta cruzada elitizada eles vão deixar de ser grandes como já foi um dia. Eu deixo a provocação aqui, isso é bom ou ruim para o nosso futebol? Tenho minhas dúvidas, sinceramente, acho que estamos liquidando os clubes, essa MP vai ajudar a enterrá-los, não é a saída para redimir o nosso futebol!
E se a Rede Globo desistir de transmitir o campeonato brasileiro, das séries A e B, como fica os clubes intermediários, será que de uma hora para outra montará suas plataformas para passar os seus jogos, acho muito difícil, o que vai acontecer é a falência completa.

A Rede Globo sempre pagou uma mixaria aos clubes, porque seus dirigentes sempre mais balançaram o rabo para esta rede de TV, nunca foram realmente atores de primeira grandeza, como nunca prestaram conta de nada, nunca foram democráticos em seus respectivos clubes, sempre fizeram as coisas por baixo dos panos, ficou entregues aos que pretensamente assumiram seus destinos, no caso aqui, o monopólio de um único grupo de comunicação.

Uma pena, porque isso se discute há muito tempo, mas nunca quiseram de fato modificar nada, não criaram uma Liga independente da CBF! Os dirigentes da corrupta CBF e suas afiliadas federações, somados aos dirigentes dos clubes, agora entram numa encruzilhada perigosa, pior, não tem, em sua grande maioria, nada planejado!

São perguntas, mas longe aqui em defender a golpista Rede Globo, mas vendo o futebol e em que ele se transformou num grande negócio, quem sobreviverá à hecatombe de tal MP? Vejo poucos clubes no Brasil com esta capacidade, a maioria deles irá para o buraco, aumentando o desnível técnico e financeiro, com certeza entraremos numa fase perigosa, com a falência dos clubes logo ali na próxima esquina.

Não tenho receitas prontas, de fato estamos caminhando para uma espanholização às avessas, por baixo, sem uma perspectiva a curto e médio prazo, este é o cenário mais próximo que vamos ter da maioria dos clubes brasileiros, infelizmente!

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

16 de julho de 2020 2:45 por Redação Por Eliane Brum, do portal Sumauma

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

16 de julho de 2020 2:45 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

16 de julho de 2020 2:45 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

16 de julho de 2020 2:45 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

16 de julho de 2020 2:45 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

16 de julho de 2020 2:45 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

16 de julho de 2020 2:45 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

16 de julho de 2020 2:45 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *