sábado 3 de dezembro de 2022

Delegados brigam nas redes sociais expondo a Polícia Civil

Ministério Público Estadual ainda não se manifestou sobre a contenda

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação

Tenório cobrou providência por “exibicionismo eleitoreiro” dos colegas delegados | Foto: Divulgação ALE/AL

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) está sendo exposta nas redes sociais e grupos de whatsaap numa briga entre alguns de seus integrantes. Um problema que exige do Ministério Público Estadual, a quem compete a fiscalização da atividade policial, intervir para evitar que o embate político entre os delegados Flávio Costa, Leonam Pinheiro, Thiago Prado e Francisco Tenório se transforme numa questão mais séria, em prejuízo da instituição e da sociedade.

Há na PCAL um grupo de delegados mais novos, que se dedica a espetacularização das suas ações profissionais. Nas redes sociais eles se colocam como influenciadores digitais, execrando sempre os moradores das periferias, majoritariamente pobres e negros.

Militantes bolsonaristas, os delegados Flávio Costa e Thiago Prado são os mais ativos dessa nova geração, que prega a violência à luz do dia pelas redes sociais.

Esta semana, o deputado Francisco Tenório fez comentários sobre essa atuação dos dois, afirmando que, exibindo ações policiais em redes como Instagram, Facebook e Whatsaap, Costa e Prado fazem “exibicionismo” com intuito político.

Criticados, Thiago Prado e Fábio Costa reagiram, citando ficha criminal de Tenório

Exageros

O debate sobre a postura dos dois delegados começou na Assembleia Legislativa Estadual (ALE/AL), com críticas do deputado Ronaldo Medeiros (PT) ao que chamou exibicionismo de alguns delegados. “Não são as ações que são importantes. O importante é filmar, mostrar os delegados. Quero crer que essas ações não são montadas e com fins eleitoreiros” – afirmou Medeiros.

O delegado Chico Tenório então pediu que o parlamentar fosse objetivo, citando os nomes aos quais fazia críticas. Ele reconheceu que a PCAL “tem sim delegados exagerando na exibição das ações policiais com objetivos eleitoreiros”.

Sem tergiversar, Francisco Tenório citou os nomes. “Então, nós temos três delegados com esse hábito e eu vou citar os nomes. Se precisa ser apurado, e chamada a responsabilidade, que se chame. É o Fábio Costa, pré-candidato a deputado federal, Thiago Prado, que é do meu partido e de quem eu tenho visto ações exibicionistas de cenas nas ações policiais, e o delegado Leonan [Pinheiro]”, denunciou o deputado estadual.

A reação

Pré-candidatos a cargos eletivos, os três delegados citados reagiram. O delegado Fábio Costa disse que a ação mais conhecida de Chico Tenório, que também é delegado de polícia [aposentado], foi a própria prisão.

“Nunca fui investigado por envolvimento em crime de homicídio, peculato, lavagem de dinheiro, tão pouco fui investigado por formação de quadrilha”, afirmou, indo ainda mais longe no contra-ataque: “Nunca trabalhei dentro de uma delegacia de polícia com uma tornozeleira na canela” – declarou Fábio Costa.

O delegado Thiago Prado também reagiu. “Esse deputado é um cacique da velha política que quer nos calar, fazer cessar nosso trabalho, porque não tem nada a mostrar de serviço à população”, afirmou.

A tréplica

O embate ganhou proporções ainda mais graves com a reação de Francisco Tenório às críticas dos delegados. O deputado desafiou Fábio Costa, Thiago Prado e Leonam Pinheiro a divulgarem imagens da ação policiais que realizaram no Sertão e que terminou com a morte de um grupo de assaltantes de banco

“Faço aqui o desafio, apresente os vídeos dessa ação policial de vocês!”, disse Tenório, ele próprio divulgando imagens da forma violenta como se deu a operação.

Diante das declarações dos quatro envolvidos nessa contenda, passa da hora de o Ministério Público Estadual agir em defesa da Polícia Civil de Alagoas e da sociedade.

Mais lidas

Redes bolsonaristas usam Lula, PT e religião na convocação para o 7 de setembro

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação Por Bruno Fonseca, da Agência

Equatorial deve reposicionar postes para permitir construção de rodovia

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação A juíza Marcli Guimarães, da

Linha que atende a Avenida Rota do Mar receberá reforço nos dias úteis

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação A Superintendência Municipal de Transportes

O que defendem os deputados federais de Alagoas

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação A bancada de Alagoas na

Paulo Dantas não empolga aliados e sua escolha para governador-tampão dá sinais de esvaziamento

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação A indicação do nome do

Antes de greve geral, policiais civis fazem manifestação cobrando reajuste salarial

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação Em luta para conseguir que

Internações por Covid aumentam e governador Renan Filho apela por cuidados

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação Mesmo considerado menos letal, o

Contratações de pessoas no Ensino Superior crescem 51% em Alagoas

28 de maio de 2022 10:56 por Da Redação Por Lucas Thaynan, da Agência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *