terça-feira 30 de abril de 2024

Liberdade de imprensa 1 x 0 JHC: Zanin derruba liminar que censura 082 Notícias

Leia a matéria que o prefeito de Maceió não quer que você veja

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação

Ministro Cristiano Zanin | Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin derrubou a liminar da juíza Isabelle Coutinho Dantas Sampaio, da 30ª Vara Cível da Capital, que atendeu a um pedido do prefeito JHC para retirar do ar a matéria “Prefeitura celebra ‘orgia carnavalesca’ enquanto maceioenses padecem sem os serviços básicos”, publicada no dia 12 de abril deste ano. Caso descumprisse a medida, o portal estaria sujeito a multa diária de R$ 1 mil.

Nos autos, o ministro esclarece que “as liberdades de expressão e de informação foram indevidamente restritas por liminar do Poder Judiciário, sem a devida fundamentação”.

O texto que critica, entre outras coisas, a destinação de vultuosa quantia para desfile de escola de samba pode ser lido clicando aqui. O advogado Aldo José Reis de Araújo, que defende o 082 Notícias, comemorou a decisão do STF, que garante a liberdade de expressão e de imprensa:

“Observo que o beneficiário da decisão, prefeito da capital, que cerceou a liberdade de imprensa, na forma da Reclamação peticionada e reconhecido pela decisão do ministro Zanin, narcisou-se em sua imagem e buscou na censura o refúgio acrítico. A história nos mostra, como nos ensina Georges Steiner (Aqueles que queimam livros), que ‘A censura é tão antiga e onipresente como a própria escrita. Ela acompanhou o catolicismo romano ao longo de toda a sua história. Da Roma de Augusto aos regimes totalitários atuais, caracterizou todas as tiranias’”, disse.

O advogado José Aldo | Divulgação

Entre os argumentos utilizados pelo advogado está o fato de que o texto “não adentra em nenhuma situação que denigra ou desonre a imagem do beneficiário, pessoa pública e prefeito da cidade de Maceió, no seu conteúdo jornalístico, a criticar, objetivamente, recursos públicos mal aplicados sobre uma política cultural destoante da realidade social e cultural da respectiva administração municipal”.

Interesse jornalístico

Na decisão, o ministro Zanin afirma que o texto do 082 Notícias não tem fatos falsos. “Por outro ângulo, verifico que existe interesse jornalístico no relato em questão, pois se refere à utilização de recursos da Prefeitura, com eventos culturais fora de seu território”, destaca o ministro.

Ele prossegue:

No caso em apreço, as liberdades de expressão do reclamante e de informação de seu público foram colocadas em segundo plano em relação ao direito de imagem do beneficiário do ato reclamado, invertendo-se o regime de prioridade que ficou estabelecido no acórdão da ADPF 130/DF para essas gamas de direitos fundamentais. Assim, em uma análise preliminar, a decisão reclamada afrontou o precedente vinculante do Supremo Tribunal Federal, proferido nos autos da ADPF 130/DF.

A batalha pela liberdade de expressão continua, mas, a decisão do ministro Cristiano Zanin é um balde de água fria nas pretensões autoritárias do prefeito de Maceió.

Leia também: ‘Pelanco de tirano’: Paulão denuncia tentativa de JHC de censurar o 082 Notícias

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

12 de abril de 2024 6:02 por Da Redação A Secretaria de Estado da

2 Comentários

  • É muita insensatez deste prefeito

  • A censura desejada pelo prefeito de Maceió é descabida. A matéria jornalística expõe a falta de prioridade do gestor municipal. Justiça foi feita. Parabéns Ministro Cristhiano Zanin !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *