O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), eleito vereador nesse domingo (6), fez história ao se tornar o primeiro ex-prefeito da capital alagoana a conquistar uma vaga na Câmara Municipal. Ele integrará a bancada de oposição ao atual prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL).
Com duas gestões à frente da Prefeitura de Maceió, Rui Palmeira alcançou êxito nas urnas, ao contrário de outro ex-prefeito, Cícero Almeida, que não conseguiu se eleger e figura como terceiro suplente na chapa do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
A decisão política de Rui Palmeira de disputar uma vaga como vereador foi considerada uma jogada arriscada por amigos e analistas. Com o cenário de pulverização de candidaturas, a busca por votos foi intensificada, exigindo um esforço constante de campanha corpo a corpo. Caso não conseguisse se eleger, ele poderia comprometer sua trajetória política, especialmente após a derrota na disputa pelo governo de Alagoas em 2022.
Sua eleição, no entanto, foi vista como um importante reforço pela oposição e pelo governo estadual, que enxergam em Rui Palmeira uma liderança de peso na Câmara Municipal de Maceió.