29 de setembro de 2020 10:44 por Thania Valença
Sem entendimento com o vice Luciano Barbosa, que segue em campanha para prefeito de Arapiraca, o governador Renan Filho decidiu tomar as rédeas da Secretaria de Estado da Educação, e confirma o nome do professor Fábio Guedes, para o cargo. O vice-governador ocupou a pasta no início da gestão, em 2015, saindo em abril de 2018.
Ao deixar o cargo e dedicar-se unicamente às funções de vice-governador, Luciano Barbosa foi substituído por Laura Cristiane de Souza, sua indicação para a SEE. Informações do governo revelam que a exoneração de Laura foi assinada agora a pouco por Renan Filho, que também assinou a nomeação de Fábio Guedes.
A breve gestão de Laura Santos foi marcada por polêmicas. Ela foi acusada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação de Alagoas (Sinteal) de responsabilizar os professores pela dificuldade de frequência dos alunos nas atividades online, em meio à pandemia do novo coronavírus. Aliada de Luciano Barbosa, Laura foi criticada pelas declarações, chegando a ser convocada para esclarecer a acusação na Assembleia Legislativa Estadual (ALE).
O novo secretário, Fábio Guedes, é graduando em Economia pela Universidade Federal da Paraíba e doutor em administração pela Universidade Federal da Bahia, com tese voltada à administração pública e instituições. Atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Alagoas (Fapeal), Guedes é o primeiro nordestino a presidir o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), cargo que assumiu em abril último.