domingo 22 de setembro de 2024

Cidades alagoanas de inverno carecem de programa de desenvolvimento turístico

Turismo interno

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella

Pousadas atraem pelo aconchego. Fonte: Divulgação

As cidades de Viçosa, a 86 km de Maceió, e Mar Vermelho, a 107 km, estão ampliando a oferta de restaurantes e pousadas, constituindo-se, cada vez mais, num polo gastronômico e turístico. Além do frio, que as tornou conhecidas como cidades de inverno, as duas dispõem de boa infraestrutura rodoviária ligando-as à capital alagoana.

O clima e a infraestrutura são diferenciais comparativos para o turista que viaja com a família, ou por meio de operadoras.

Adeptos de caminhada são atraídos pelas trilhas organizadas nas serras. Fonte: Divulgação

Os investimentos e novos negócios têm estimulado também o setor imobiliário, com muita gente construindo casas em Mar Vermelho, atraídas pelo chamado turismo de inverno. Os adeptos de caminhadas são outro público que descobriu a beleza das serras nas duas cidades. Há ainda os trilheiros de bike e motocicleta, também desbravadores.

Porém,  o crescimento turístico naquela região está ocorrendo por iniciativa de empreendedores individuais, ansiosos por um programa estadual de desenvolvimento que identifique as potencialidades climáticas da mesorregião do Agreste alagoano.

Com tantos atrativos, as duas cidades e seus empreendedores necessitam de apoio governamental para continuar crescendo e consolidarem-se como polo gastronômico e turístico de Alagoas.

Afinal, além do frio, Viçosa e Mar Vermelho oferecem seu passado histórico, sendo referências da cultura alagoana, e nacional.

O que há para curtir em Viçosa?

Padaria do Creso

A padaria do Creso em Viçosa é um diferencial na região, pela criatividade e qualidade dos produtos integrais e à base de inhame, das bolachas e pizzas. A última novidade é o pão de batata doce.

Contato: (82) 3283-1329

Pousa Baixa Funda. Fonte: Divulgação

 

Pousada Fazenda Baixa Funda

Situada em um vale na zona rural de Viçosa, a pousada foi construída na sede da fazenda. É uma construção de 1927, e se encontra preservada. É lugar bonito e de natureza exuberante, com rios, cachoeiras, área de lazer e esportes. Tem trilhas e, para os amantes de futebol, dois campos gramados.

O proprietário, Duda Melo, mudou o conceito de fazenda e mantém a área preservada. Adepto do surf, depois de anos vivendo no Rio de Janeiro, desenvolveu forte consciência da necessidade de preservação da natureza, fazendo da pousada um lugar especial na região.

Contato: (82) 99359-6294

Hotel Fazenda Marambaia

O hotel Fazenda Marambaia fica num casarão colonial, com chalés e muita tranquilidade. Oferece a seus hóspedes três piscinas, uma para adultos e duas para crianças, e restaurante.

Contato: (82) 99116-0825

Restaurante Trapiá

Criador do restaurante, o chef Elias Vasconcelos não precisou pesquisar muito para denominar o negócio. Trapiá é uma árvore com propriedade medicinal, cujas flores têm pétalas e o fruto é uma baga com sementes duras, muito utilizadas como remédio na zona rural de Viçosa.

Bancário aposentado, ele estudou gastronomia e realizou seu objetivo: criar um restaurante e ser chef.

Ao escolher o povoado Tangil, entre Viçosa e Mar Vermelho, Elias demorou um bom tempo para montar a cozinha e criar um cardápio próprio. O prazer de cozinhar, o preciosismo e dedicação fazem dos deliciosos pratos, e da salada de 16 itens, quase uma alquimia realizada na bucólica zona rural serrana de Alagoas.

Chef Elias Vasconcelos oferece um cardápio criado especialmente para o Trapiá. Fonte: Divulgação

Contato: (82) 99625-4848 / (82) 3283-1123

O que você vai encontrar em Mar Vermelho

Restaurante Serras Alagoanas

Esse restaurante se tornou numa referência da gastronomia mineira entre as serras da região. O casal Adeildo Barbosa, nascido em Mar Vermelho, e Anaelia Camargo, mineira de Pará de Minas, se estabeleceram num cantinho aconchegante na zona rural do município alagoano. Eles são um diferencial pela capacidade de construir um restaurante numa localidade sem tradição turística, mas de grande potencial.

O Serras Alagoanas fica num lugar bonito e aconchegante. A cozinha é dirigida por Anaelia que utiliza os sabores de Minas Gerais, como o tutu à mineira, feijão tropeiro, arroz soltinho e salpicão, degustados por um público cada vez maior.

As sobremesas caseiras têm o doce de mamão como o carro-chefe, além de doces de banana e de leite, servido com queijo coalho, e pão de queijo com café passado na hora. Uma produção local.

Dali o visitante dispõe ainda de duas opções de trilhas para caminhadas: de 5 km e 10km. Mas é necessário agendar com antecedência.

Contato: (82) 99954-9299

Pousada Aromas da Serra

A pousada Aromas da Serra, projeto da arquiteta Júlia Tavares, fica na Fazenda Ferreiro. Inicialmente foram construídos oito chalés, uma proposta sustentável, com energia solar, detergente biodegradável.

O suíço Jurg Hassenstein, casado com a alagoana Maria Cristina, procurou um lugar em Alagoas que lembrasse minimamente a sua terra. O clima e as serras de Mar Vermelho atenderam a esse anseio.

Contato: (82) 99308-3701

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella Veículos cadastrados em aplicativos

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella Por Iram Alfaia, do

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella A mineração predatória que

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella   Dados de Projetos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella O senador alagoano Renan

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella   O Sindicato dos

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella Na busca para reeleger-se,

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

4 de agosto de 2021 9:25 por Geraldo de Majella Com o objetivo de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *