6 de agosto de 2021 2:57 por Marcos Berillo
A Prefeitura de Maceió realiza o mutirão Maceió Unida contra a Dengue, na próxima quarta (11) e quinta-feira (12). Serão dois dias de mobilização integrada para conscientizar a população, identificar e extinguir potenciais criadouros de mosquitos e recolhimento de materiais acumulados.
A novidade foi lançada hoje (6), na sede da prefeitura, pelo vice-prefeito Ronaldo Lessa. A meta do município é visitar 24 mil imóveis em todas as regiões de Maceió, além de disseminar o combate à dengue por meio de ações educativas.
“O papel do poder público é agir, mas sem a participação da sociedade não há como avançar, sobretudo numa ação como o controle da dengue, que depende do cuidado individual. É importante que os servidores se envolvam, assim como as escolas têm papel importante na conscientização dos alunos, que levarão a orientação para suas casas”, afirmou Lessa.
O mutirão pretende combater e prevenir o aparecimento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nos dois dias, estão previstas a intensificação de vistorias de casas e estabelecimentos nos oito distritos sanitários de Maceió, conscientização da população em geral, distribuição de folders e circulação de carro de som chamando a atenção da população para fazer sua parte na prevenção contra o mosquito.
A ação integrada deverá mobilizar cerca de 900 pessoas, entre agentes de endemias, voluntários e gestores, que atuarão em várias regiões da cidade promovendo trabalho educativo e de eliminação dos vetores.
Participarão do mutirão as secretarias municipais de Saúde, Comunicação, Educação, Abastecimento e Trabalho, Gestão, Desenvolvimento Territorial, Segurança Comunitária, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Territorial e GGI dos Bairros. A ação também contará com apoio institucional do Exército, Cruz Vermelha, ABIH, Abrasel e Braskem.