11 de fevereiro de 2020 2:06 por Marcos Berillo
Maceió, AL – Jatiúca tem 38 mil habitantes, praia bonita e a maior área de lazer urbana da cidade: o corredor Vera Arruda. A orla dispõe de ciclovia e calçada para caminhadas como exercício físico ou caminhadas contemplativas juntinho do mar que na maior parte do ano é azul turquesa.
A água do mar é morna no verão e, no inverno, é um convite para o banho ou para a prática de esportes náuticos, como: o windsurfe, surfe, stand up surf, esqui aquático, vela e bodyboarding.
Na faixa de areia tem espaço para outros esportes como o futebol de praia, jogado durante o dia e à noite, o frescobol também é praticado e tem uma quadra de tênis entre os coqueirais, um cenário perfeito.
A vida noturna mais diversificada de Maceió é a de Jatiúca. No bairro tem muitos restaurantes sofisticados e populares.
A Avenida Amélia Rosa, que tem dois quilômetros de extensão, um canteiro central arborizado e dezenas bares, pizzarias, restaurantes e botecos, é o point gastronômico e boêmio de Maceió.
A beleza da praia de Jatiúca é um atrativo que, somado à excelente estrutura instalada na orla e no bairro à disposição dos turistas e dos moradores, é um diferencial em relação aos outros bairros da orla.
A culinária regional entra com o cuscuz, tapioca, sururu, carne de sol e outras deliciosas comidas e iguarias alagoanas consumidas a qualquer hora do dia e da noite.
Há ainda a sofisticação gastronômica internacional. O bairro oferece cozinhas italiana, peruana e a portuguesa. E para os adeptos das comidas vegetariana e vegana é possível encontrar com facilidade lanches, refeições e lojas que comercializam produtos veganos.
O bairro é também um dos poucos na orla a dispor de uma feira livre, que atende moradores da Jatiúca e de localidades vizinhas. A feira funciona
de segunda a sábado.
Jatiúca é o corredor cultural, gastronômico e boêmio da cidade.