A 10ª Bienal de Livros em Alagoas foi estreada ontem. A programação, que vai além da venda de livros, conta também com palestras de diversas personalidades ilustres. E, entre elas, está Itamar Vieira Junior. O autor baiano é um dos nomes destaque do evento.
Com o seu best-seller “Torto Arado”, lançado em 2019, Itamar já ganhou os mais diversos prêmios. A obra literária ganhou o Prémio LeYa de 2018, os prêmios Jabuti e Oceanos em 2020. Além disso, “Torto Arado” ganhou bastante visibilidade nas redes sociais, como por exemplo, o TikTok.
O livro é um romance e narra a história de duas irmãs, Belonísia e Bibiana, que foram impactadas por um acidente na infância, e também vivem em situação de trabalho escravo em uma fazenda na Chapada Diamantina. O nome do livro tem seu significado explicado pela personagem Belonísia.
“Era um arado torto, deformado, que penetrava a terra de tal forma a deixá-la infértil, destruída, dilacerada”.
O mais curioso do romance é o tempo em que foi narrado. Não há nenhuma data marcada, e sim, falas que salientam a época em que está ocorrendo a narrativa.
“Torto Arado” à parte, Itamar Junior lançou, recentemente, o livro “Salvar o Fogo” (2023) e conta com diversas obras literárias. Para os fãs e leitores, o escritor participará de uma roda de conversas no auditório do Centro de Convenções, localizado no bairro do Jaraguá.
A Bienal está sendo dirigida pela Universidade Federal de Alagoas, também homenageia Jorge de Lima e tem como patrono, o cineasta alagoano Cacá Diegues. Toda a programação está exposta no site do evento (bienaldealagoas.com.br).
SERVIÇO
PALESTRA COM ITAMAR VIEIRA JUNIOR, MEDIADA POR GIAN CARLO MELO DE SILVA, NA 10ª BIENAL DE ALAGOAS
Onde: Centro de Convenções Ruth Cardoso, Rua Celso Piatti, 280-372 – Jaraguá
Quando: Neste sábado (12)
Horário: A partir das 19h