24 de outubro de 2023 9:05 por Da Redação
Nesse fim de semana, o mau cheiro e a poluição invadiram uma das mais belas praias da capital alagoana, que tem no turismo uma das suas principais atividades econômicas. Em plena praia da Pajuçara, no trecho em frente a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), o esgoto escorria a céu aberto em direção ao mar. Um crime contra o meio ambiente e a economia de Maceió.
O registro foi feito por um leitor do 082 Notícias. “Todo este esgoto está indo sair no início da praia da Pajuçara, na galeria que fica vizinha ao terreno onde está instalado o Porto de Maceió”, explicou a fonte. “Este trecho de praia que está sendo poluído pela BRK é muito frequentado por banhistas”, lamentou.
Empresa já havia sido autuada
No último dia 18, a BRK Ambiental foi autuada pela Prefeitura de Maceió durante uma fiscalização da Operação Língua Suja. Agentes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e de Infraestrutura (Seminfra) flagraram despejo de esgoto proveniente da rede da BRK na rede de drenagem de águas pluviais localizada na Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Pajuçara.
“Foram identificados dois problemas estruturais na rede coletora de esgoto, que é de competência da BRK. Uma das estruturas, uma caixa de recepção, provocava problemas, como falta de estanqueidade, e essa falta estava causando infiltrações e adentrando no nosso sistema de drenagem. Ou seja, o esgoto que era para estar na rede de esgoto, estava vazando sob a calçada e também por baixo do pavimento e entrando na tubulação de drenagem, saindo na praia”, explicou o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.
Como denunciar
A população é encorajada a denunciar infrações ambientais, podendo entrar em contato por meio do número (82) 3312-5242 ou enviar um e-mail para coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br.
Veja os vídeos: