10 de fevereiro de 2024 10:14 por Da Redação
A produtora cultural, diretora de teatro e circense Peró Andrade, alagoana de Ibateguara, será homenageada pelo Bloco Carnavalesco Nêga Fulô que desfilará neste domingo (11), a partir das 14h, na avenida Sílvio Viana, em Ponta Verde, Maceió.
O bloco da Nêga Fulô, criado pelo escritor Carlito Lima, é uma das atrações do carnaval de Maceió. Este ano, escolheu Peró Andrade para homenagear. Ela é uma das maiores personalidades das artes de Alagoas.
Peró Andrade vem se dedicando há mais de 45 anos às artes, é uma vida dedicada quase que exclusivamente ao teatro e ao circo. Tendo trabalhado em todos os estados do Brasil na produção e direção teatral, o circo ocupou em definitivo a sua vida nos últimos 35 anos.
É a idealizadora e produtora full time do projeto “Sua Majestade, o Circo”, instalado na Vila Emater, nas proximidades do antigo Lixão de Maceió. Peró Andrade mantém relações profissionais e pessoais com o ator de teatro, televisão e circo Marcos Frota, que tem um circo que se apresenta pelas cidades brasileiras.
O seu trabalho circense é vinculado à Rede Circo do Mundo, que é parte do projeto social do Cirque du Soleil, Cirque Du Monde em Montréal, no Canadá.
Vila Emater
A obra social desenvolvido e coordenada por Peró Andrade na Vila Emater, em Jacarecica, no antigo lixão de Maceió, com as crianças da comunidade é um legado quase invisibilizado pelo poder público, mas tem sido uma oportunidade oferecida à comunidade como opção profissional e de lazer para as crianças e jovens e que tem transformado vidas.
A existência do projeto Sua Majestade o Circo encaminhou muitos adolescente e jovens da Vila Emater para o trabalho em companhia circenses no Brasil e no exterior. Esse trabalho quase anônimo tem contado com o apoio do ator Marcos Frota e das famílias que tem seus filhos longe das drogas e da violência urbana graças as atividades do circo.
Peró Andrade é o principal nome circense de Alagoas e uma das mais prestigiadas do Brasil. O Nêga Fulô presta uma merecida homenagem ao circo, aos artistas circenses e à dama alagoana Peró Andrade.
Evoé!