27 de fevereiro de 2024 1:12 por Da Redação
Ser artista em Maceió é massa? Esse questionamento foi feito por representantes da cultura alagoana que pela primeira, em quase quatro de gestão, foram recebidos ontem (26) pelo prefeito JHC.
E isso somente aconteceu porque, ao longo do dia, mais de 50 trabalhadores e trabalhadoras da cultura realizaram um ato cultural das 8h às 16h, ocupando a Prefeitura de Maceió.
“Ao longo do dia, o atual secretário de Cultura, o médico Cleber [Costa], tentou nos desmobilizar querendo agendar a reunião para outro dia, mas seguimos firmes, e não cedemos. Depois de muitas negociações, nós, que integramos a comissão que estava representando os demais presentes decidimos ocupar o gabinete do JHC, informamos que só sairíamos de lá depois de conversar com ele. Esperamos mais de 1 hora. E finalmente a reunião aconteceu, entregamos e protocolamos a carta com os 15 pontos que são urgentes para todo o setor cultural”, diz nota das entidades.
Depois de lerem cada ponto da carta, os manifestantes expressaram indignação com a atual gestão. Durante a reunião com JHC, foi criado um grupo de trabalho formado pela comissão dos representantes da cultura e dois membros da secretaria executiva, com o objetivo de articular ações práticas que respondam às demandas apresentadas na carta.
“Dos pontos mais emergenciais que apresentamos ficou posto que os pagamentos atrasados já estão sendo realizados, que na primeira reunião do GT iremos revisar o regimento do Conselho Municipal de Cultura para que o prefeito assine o decreto e em breve possa ter novas eleições e que até amanhã será publicado o resultado dos editais da LPG com um novo cronograma, pois até o momento da reunião o resultado não havia sido entregue ao Diário Oficial”.
De acordo com os envolvidos no protesto, ser artista em Maceió é Massa, “e nós também merecemos R$ 8 milhões e uma política cultural democrática!”
Confira a lista de entidades presentes ao ato:
- Fórum Articulado da Cultura de Alagoas – FACA
- Fórum Setorial do Audiovisual de Alagoas – FSAL
- Fórum Afro de Maceió
- Fórum de Teatro de Maceió – FTM
- Fórum das Artes Cênicas de Alagoas
- Fórum da Literatura em Alagoas – FLAL
- Fórum da Música de Alagoas
- Fórum das Artes Visuais de Alagoas
- Rede de Produtores e Técnicos de Alagoas
- Coletivo de Moda Alagoas
- Movimento dos Povos Das Lagoas
- Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Alagoas – SATED/AL
- Federação Alagoana de Capoeira- FALC
- Federação de Capoeira do Estado de Alagoas- FECEAL
- Conselho Estadual de Mestres de capoeira do estado de Alagoano – CEMCAL
- Ordem dos Músicos de Alagoas
- Cepa Quilombo
- Grupo Capoeira Águia Negra
- Espaço Massapê Corpo Movimento
- Vereadora Teca Nelma
- CUT/ALAGOAS
- SINTEAL
- SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE ALAGOAS
1 Comentário
Os artistas, técnicos e produtores de artes em Alagoas são tratados como nocivos ao povo pelo prefeitinho Jhc