sábado 23 de novembro de 2024

Candidatura a vereador pode decretar fim ou reviravolta na carreira política de Rui Palmeira

Ex-prefeito vai disputar com candidatos que hoje estão turbinados com verbas públicas nunca antes pensadas na administração de Maceió
O ex-prefeito Rui Palmeira | Divulgação

O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), surpreendeu os meios políticos ao anunciar que seria candidato a vereador. A decisão é vista por parcela dos políticos e da mídia como um passo atrás para alguém que já foi eleito deputado estadual, federal e prefeito da capital alagoana.

O noticiário, num primeiro momento, dava como possível o nome do ex-prefeito como candidato à cadeira hoje ocupada por JHC. A decisão de disputar uma vaga de vereador o obrigou a organizar uma chapa de candidatos cujos nomes se somam para eleger uma bancada.

O processo político-eleitoral é alimentado por informações e contrainformações, o que, às vezes, cria dúvidas e, não raro, desestabiliza candidaturas. Quando se tornou público o anúncio da pré-candidatura, foi decretado o fim de sua carreira política.

Esse tipo de pensamento reflete o preconceito com a participação de políticos que já exerceram cargos majoritários e, por determinadas circunstâncias, resolvem disputar um cargo que, para alguns, é tido como o início da carreira.

O ex-prefeito tem experiência por ter participado de eleições proporcionais e majoritárias, sendo vitorioso em algumas e sofrendo derrotas em outras.

Os ex-prefeitos Rui Palmeira e Cícero Almeida irão disputar o mandato de vereador e terão oportunidade, durante a campanha, de manterem contato com os eleitores no voto mais disputado, que é para a Casa de Mário Guimarães.

O corpo a corpo é a atividade de campanha mais desgastante e também a mais eficiente para conversar, esclarecer e pedir o voto das famílias no varejo da campanha. A comunicação direta é fundamental. A formação da chapa que venha a se tornar competitiva e alcance o coeficiente eleitoral não pode ser desprezada.

Rui Palmeira vai disputar com, pelo menos, 300 candidatos. Alguns deles foram de sua base de apoio quando era prefeito. Hoje estão turbinados com verbas públicas nunca antes pensadas na administração de Maceió, a serviço de candidaturas proporcionais.

A disputa pelo eleitorado de classe média e centrista será procurada como tábua de salvação, mas, não será suficiente para garantir a eleição. O fato é que Rui Palmeira tem condições de caminhar pela cidade, das grotas à Ponta Verde, sem passar despercebido. Terá também condições de se opor ao prefeito João Henrique Caldas (JHC) com altivez, o que não é pouca coisa no cenário político-eleitoral atual.

Esse é o cenário real.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *