20 de abril de 2024 11:07 por Da Redação
As chuvas dessa sexta-feira, 19, em Maceió, provocaram a revolta da população, que usou as redes sociais para manifestar insatisfação com os alagamentos em vários bairros da capital. Da Avenida Fernandes Lima, principal via de acesso à parte alta da cidade, à Jatiúca, região da orla, ruas e canteiros foram tomados pelas águas, e muito desses alagamentos foram mostrados nas redes sociais.
Em algumas postagens, cidadãos apontaram novos pontos de alagamento. Foi o que mostrou o arquiteto Dilson Ferreira (@dilsonferreira_), professor-doutor da Universidade Federal de Alagoas.
Urbanista com experiência em infraestrutura pública, ele mostrou um trecho da Avenida Fernandes Lima totalmente tomado pelas águas. Nos comentários, muitos apontaram a falta de canais de drenagem na ciclovia como causa do alagamento.
Alguns, como @berg_henri_, disseram que, antes existia um canal de drenagem naquela região que acabou encoberto pela ciclovia.
O prefeito João Henrique Caldas (PL/AL), o JHC, foi alvo de muitas críticas e da ironia dos que comentaram na postagem.
“Professor, e pq está tão caótico assim? Entendo q o volume de água está sendo alto e tmb entendo q há mais asfalto q terra na cidade. Como melhorar a drenagem?” – indagou @cristinacruz0212, na postagem do professor Dilson Ferreira.
“Parabéns ao prefeito JHSBC ele é blogueiro, tem um cabelo super Arrumadinho, está sempre sorrindo nas fotos, adora fazer festa, porém, infraestrutura pra cidade, chega a ser uma piada” – disse @catherinefasano123.
Mas houve também quem fizesse críticas sérias, apontando JHC como responsável pelo caos registrados na capital alagoana nesta sexta-feira, 19.
“A situação da Jatiúca, ponta da terra, poço está cada dia piorando. Ruas que não alagavam agora estão completamente alagadas com drenagem comprometida. O descaso é grande o povo precisa cobrar do prefeito pra onde está indo o dinheiro do nosso IPTU. Cadê o dinheiro do nosso IPTU prefeito?” – questionou o @sos_jatiuca_maceio.
O bairro da Jatiúca, diz o internauta, paga o IPTU mais caro de Maceió e mesmo assim carece de serviços básicos, como drenagem de água pluvial. Ele cita como exemplo a Rua Soldado Eduardo dos Santos, onde “simplesmente a drenagem está destruída”, situação que “já é do conhecimento do prefeito, mas mesmo assim ele não aparece e nem nunca deu satisfação”.
Além da Jatiúca, o internauta apontou os bairros do Poço e Ponta da Terra como áreas em situação de abandono.
Veja as manifestações:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Maceió sem H ???????????????? (@maceiosemh)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Dilson Ferreira | Gestor Público (@dilsonferreira__)