10 de agosto de 2024 9:04 por Da Redação
Dimas Marques, historiador e responsável pelo canal Alagoas Musical no Youtube, entrevistou o músico Izael Tonheiro. A filmagem foi publicada no último dia 1º, Izael conversou sobre a sua história de vida e importância da participação na construção da música alagoana.
Izael Tonheiro Filho nasceu no dia 12 de outubro de 1950. Natural da cidade de Rio Largo (AL), iniciou a vida artística na antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL). Mas a sua paixão pela música apareceu na infância através do rádio.
“Eu era garoto, tinha 7 a 8 anos de idade, e eu já conhecia os timbres dos instrumentos. Conhecia o timbre do violino, do saxofone, o alto de tenor da flauta porque eu já ouvia muito rádio. Naquela época era a Era de Ouro”, relembrou.
Clarinetista e saxofonista, Tonheiro viu surgir a Orquestra Filarmônica de Alagoas. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o musicista ensinava Teoria Musical e Solfejo para os alunos do Centro de Belas Artes de Alagoas (CENARTE).
Trabalha atualmente no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, o MISA, localizado no bairro histórico do Jaraguá.
Quando questionado sobre a carreira de instrumentista, declarou: “Eu não tenho mais instrumento. Até meus instrumentos que eu tocava, eu vendi.”