25 de outubro de 2024 3:03 por Geraldo de Majella
A aliança político-eleitoral entre os deputados Arthur Lira (PP) e Paulão (PT) apresenta mais um desdobramento relevante na construção da candidatura ao Senado Federal do petista. O primeiro movimento foi o encontro entre Paulão e o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, e o segundo é a recente abertura de espaços no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), órgão historicamente sob influência de Arthur Lira.
No Diário Oficial da União (DOU), seção 2, edição do dia 24, foi publicada a Portaria nº 441, de 23 de outubro, que nomeia Anabela Fernandes Fagundes, funcionária efetiva do Incra, para o cargo de Assistente Técnico, assumindo a Divisão de Territórios Quilombolas na Superintendência de Alagoas. Ela substitui Andressa Gondin, anteriormente indicada por Lira, que, segundo uma fonte, será designada para outro órgão federal onde o deputado mantém influência em Alagoas.
Nos bastidores, entre os petistas de Alagoas, existem duas possibilidades em negociação entre Lira e Paulão. A primeira envolve a ocupação de cargos no Incra por pessoas ligadas a Paulão, estabelecendo uma gestão compartilhada. A segunda hipótese seria a transição gradual do órgão para o controle exclusivo do PT, com a compensação de Arthur Lira em outra área de influência na administração federal.