29 de outubro de 2024 11:04 por Da Redação
A partir do próximo ano, partidos de centro administrarão 90% das prefeituras alagoanas. No Estado, enquanto 7% dos gestores municipais serão ideologicamente de direita, somente 3% deles serão de esquerda. A avaliação é da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, empresa de pesquisa, inteligência e conteúdo, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No levantamento, de amplitude nacional, a Nexus afirmou que, em 2025, 81.014.351 milhões de brasileiros serão governados por prefeitos filiados a partidos de centro, o que corresponde a 52% do total de eleitores. Já 55.676.418 eleitores vão viver em municípios administrados pela direita, o equivalente a 36% do total de eleitores. E 17.810.30 milhões de eleitores brasileiros (12% do total) serão administrados por legendas de esquerda.
São definidas como de centro as seguintes legendas: Agir, Avante, MDB, Mobiliza, PMB, Podemos, PP, PSD e Solidariedade. Os partidos considerados de direita são Cidadania, Democracia Cristã, Novo, PL, PRD, PRTB, PSDB, Republicanos, União Brasil. Já os de Esquerda são PCdoB, PDT, PSB, PT, PV e Rede.
“Os dados analisados pela Nexus confirmam a força dos partidos de centro, que mantiveram 52% do eleitorado governado por eles em nível municipal. E registram também um discreto avanço da direita. E, apesar de governar o Brasil na esfera federal, a esquerda perdeu algum terreno”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. Ele diz que, em muitas capitais, “de alguma maneira os eleitores buscaram opções para fugir tanto da extrema direita quanto da esquerda”.
Dados do Panorama Político 2024, maior pesquisa sobre o tema no Brasil – feita pelo DataSenado em parceria com a Nexus – revelou que 40% dos brasileiros não se identificam com nenhum posicionamento político (direita, centro ou esquerda). Outros 29% se identificam com a direita, 15% com a esquerda e 11% com o centro, além de 6% que não sabem ou não quiseram responder.
Fonte: Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados