Por Karina Dantas e Graziela França, da Agência Tatu
Passando o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, é possível observar os partidos dos candidatos eleitos para as Prefeituras do Nordeste. Comparando os pleitos de 2024 e 2020, o PP perdeu o posto de partido com o maior número de prefeitos que se elegeram na região, para o MDB, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisados pela Agência Tatu.
Em 2020, o PP elegeu 289 prefeitos no Nordeste, o PSD 247 e o MDB ficou em terceiro lugar, com 190 prefeitos eleitos nos municípios.
Já em 2024, o MDB ficou em primeiro lugar entre os partidos, conseguindo eleger 281 candidatos para o cargo de gestão nas Prefeituras do Nordeste e o PSD permaneceu em segundo lugar, com 274 eleitos. Em seguida, aparece o PSB, que registrou 213 prefeitos eleitos e o PP, com 213 também.
Partido dos prefeitos eleitos na região Nordeste, em 2024 e 2020
Nas capitais nordestinas, partidos com espectro mais à direita ganharam força nessas eleições, uma vez que em sete cidades foram eleitos prefeitos dos partidos PL, UNIÃO, PSD e PP.
Em Maceió, JHC (PL) foi reeleito no primeiro turno sendo o mais votado da região, com 83% dos votos; em Salvador, Bruno Reis (UNIÃO) foi reeleito com 79% dos votos; em Teresina, Silvio Mendes (UNIÃO) venceu o pleito com 52% dos votos; e em São Luís, Eduardo Braide (PSD) foi reeleito com 70% dos votos. Já em Natal, Aracaju e João Pessoa a eleição foi definida em 2º turno, elegendo Paulinho Freire (UNIÃO), Emília Corrêa (PL) e Cícero Lucena (PP), respectivamente, como prefeitos das três capitais.
Somente as cidades de Fortaleza e Recife serão comandadas por prefeitos de partidos considerados de esquerda e centro-esquerda: Evandro Leitão (PT), na capital do Ceará, e João Campos (PSB) na capital de Pernambuco.
Lista de prefeitos e prefeitas eleitas em todos os municípios do Nordeste
Nas Eleições Municipais de 2024, a Agência Tatu disponibilizou uma plataforma oficial de apuração de votos, onde é possível acessar os detalhes dos prefeitos e vereadores eleitos em todo o Brasil. Clique aqui e confira.