6 de novembro de 2024 1:24 por Da Redação
Devido à falta de pagamento de salários, os trabalhadores do Hospital Veredas, em Maceió, anunciaram greve geral para a próxima segunda-feira, 11. São três meses sem receber, inclusive, o 13º salário de 2022 e o complemento do piso da enfermagem.
Os atrasos têm deixado a categoria em situação delicada. “Temos trabalhadores endividados, com ordem de despejo de suas casas com mensalidades escolares atrasadas, faltado comida na mesa para seus filhos, o adoecimento psicológico é generalizado, principalmente levando em conta que a enfermagem é uma categoria majoritariamente feminina, sendo muitas vezes única provedora da casa”, afirmou Cinthia Carvalho, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal).
A entidade defende que uma das formas contornar os problemas é uma intervenção administrativa, como já foi proposto pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL) e Ministério Público do Trabalho (MPT). “Lembrando que a data de início da greve leva em consideração o prazo de 72h de comunicação da decisão dos profissionais aos órgãos competentes e a própria empresa, evitando à aplicação de multas aos sindicatos”, afirma nota assinada por entidades ligadas a profissionais da área de saúde.