21 de junho de 2020 9:25 por Thania Valença
Nas últimas 24 horas, Alagoas registrou 959 novos casos e 18 mortes por Covid-19. Os números foram divulgados neste domingo, 21, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) cujo boletim epidemiológico totaliza 28.657 casos e 884 óbitos no estado, desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Das 18 novas mortes registradas no boletim deste domingo, 12 ocorreram em Maceió. Segundo o boletim, outros 3.982 casos estão em investigação. O dado positivo é que 20.320 pacientes fizeram o tratamento da Covid-19, foram liberados e são considerados recuperados.
Um dado importante nessa luta contra o coronavírus é a ocupação de leitos exclusivos para tratamento da doença. Quantos menos leitos ocupados, maiores as chances de a pandemia ser controlada. No boletim, a Sesau informa que o nível de ocupação de leitos para Covid-19 era de 56% até às 11h deste domingo. A taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) era de 81% às 12h.
São esses números que deverão influenciar a decisão do governador Renan Filho (MDB) de manter ou flexibilizar o decreto de isolamento social, cuja validade termina amanhã, 22. A expectativa dos empresários do comércio e de serviços é poder reabrir já na terça-feira, 23.
Entretanto, as informações sustentadas pelo número de mortes e os indicadores de propagação do coronavírus é que o governo adie o reinício das atividades econômicas por mais nove dias, ou seja, até o início de julho.
Segundo o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, a despeito dos protestos que deverá enfrentar, o objetivo de Renan Filho é consolidar os números atuais, superando o período de festas juninas, de modo a garantir a segurança da população.