domingo, 07 junho 2026
Nublado
Maceió
25°C
Nublado
Nublado
Maceió
25°C
Nublado

A população em situação de rua em Maceió: desafios e necessidades de políticas públicas

por | 21 abr, 2025

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Reprodução

A situação da população em situação de rua em Maceió tem se tornado um desafio crescente para a cidade. Embora a capital alagoana seja conhecida por sua beleza natural e crescimento urbano, a desigualdade social e a falta de políticas públicas eficazes têm gerado consequências alarmantes, com um aumento considerável no número de pessoas vivendo nas ruas.

De acordo com dados mais recentes do Cadastro Único (CadÚnico), gerido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alagoas registrou 2.888 pessoas em situação de rua em 2023, sendo 792 delas em Maceió.

A cidade enfrenta um déficit habitacional de longa data, um aumento nas desigualdades sociais e a escassez de serviços de acolhimento que possam fornecer uma solução para essa população.

Fatores que contribuem para o crescimento da população em situação de rua

Entre os fatores que contribuem para o crescimento dessa população, estão o desemprego, a violência doméstica, a exclusão social, além de problemas de saúde mental e dependência química, que muitas vezes resultam em situações de abandono familiar. A crise econômica e o impacto da pandemia de COVID-19 também aceleraram o aumento de pessoas sem-teto, ampliando a marginalização desse grupo.

Além disso, a ausência de políticas públicas eficazes para a reintegração dessa população ao mercado de trabalho e à sociedade mais ampla agrava o problema. O número reduzido de abrigos temporários e a falta de programas de apoio contínuo tornam a situação ainda mais desafiadora.

Conclusão

O crescimento desse número exige uma resposta coordenada e urgente da Prefeitura de Maceió. O primeiro passo é a coleta de dados confiáveis, que possibilitem a formulação de políticas públicas eficazes, voltadas para a reintegração social e a garantia de direitos básicos para aqueles que estão à margem da sociedade. Segundo passo é a criar novos abrigos temporários. O terceiro é investimento em politicas publicas para o setor.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *