24 de julho de 2020 2:33 por Marcos Berillo
Um homem foi preso por tráfico de animais, na tarde de ontem (23), no município de Palmeira dos Índios. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os treze pássaros estavam dentro de uma única gaiola, escondida na mochila do passageiro de um ônibus, sem ventilação. O flagrante ocorreu no km 144 da BR-316.
Os policiais encontraram os bichos durante verificação nas bagagens dos passageiros, em abordagem de rotina. Um dos passageiros assumiu a responsabilidade pelas aves e informou que os animais estavam presos desde a última terça-feira, 21.
Ele os estava levando de Batatais/SP à cidade de São Benedito/PE, onde presentearia amigos com os pássaros, porém, não possuía qualquer documento emitido por órgãos ambientais.
Ao todo, seis canários da terra, quatro coleirinhos, dois trinca-ferros e um papa-capim foram resgatados.
O homem de 46 anos foi detido e encaminhado – junto às aves – à Delegacia de Polícia Civil de Palmeira dos Índios, e responderá por crime ambiental.
Outro caso
Na última quarta-feira, 22, outras 13 aves haviam sido resgatadas pela PRF, em conjunto com o Canil do 3° Batalhão da Polícia Militar de Alagoas (3° BPM/AL). Um homem foi preso durante a abordagem registrada na BR-101, município de São Sebastião.
Os pássaros – nove canários, dois golinhas, um papa capim e um bigode – também foram encontrados durante abordagem a um ônibus, e teriam como destino o município de Cajueiro. O homem e os pássaros foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São Sebastião.