terça-feira, 23 junho 2026
Nublado
Maceió
26°C
Nublado
Nublado
Maceió
26°C
Nublado

Alagoanos representam o Brasil no Mundial Escolar de Vôlei da ISF, na China

por | 22 jun, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Alagoas terá dois representantes no Campeonato Mundial Escolar de Vôlei da Federação Internacional do Esporte Escolar (ISF), que será realizado entre os dias 1º e 10 de julho, na cidade de Shangluo, na China. O presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Cândido, e o árbitro Albert Henrique Lima de Carvalho integrarão a delegação brasileira na competição.

Convocado para atuar como chefe da delegação nacional, Irã Cândido será responsável por acompanhar as equipes brasileiras e representar o país nas atividades institucionais promovidas pela ISF.

“É uma grande responsabilidade representar o Brasil em uma competição desse porte. O Mundial Escolar é muito mais do que esporte. É um ambiente de formação, troca de experiências e fortalecimento dos valores que o desporto escolar defende em todo o mundo”, destacou.

Já Albert Henrique viverá sua primeira experiência internacional como árbitro. A convocação veio após o destaque alcançado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) Sub-18 de Voleibol, disputados em Balneário Camboriú (SC), onde os profissionais mais bem avaliados conquistaram vagas para o Mundial.

A trajetória de Albert no voleibol começou ainda como atleta das categorias de base do Pajuçara Esporte Clube (PEC). Após atuar na categoria adulta e conciliar a carreira esportiva com os estudos, iniciou sua formação na arbitragem em 2023. Desde então, participou de competições estaduais e nacionais, incluindo eventos escolares, Circuito Master e etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

“Foi no JEB’s que surgiu essa oportunidade. Os árbitros que se destacassem poderiam representar o Brasil no Mundial e, graças ao trabalho desenvolvido durante a competição, consegui conquistar essa vaga. Será minha primeira viagem internacional e uma experiência extraordinária, tanto profissional quanto pessoal”, afirmou.

Dentro das quadras, o Brasil será representado pelas equipes campeãs dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18. No feminino, a vaga ficou com o Vôlei Mampituba/Colégio UNESC, de Criciúma (SC). No masculino, o representante será a AMA Vôlei Maringá/Colégio Gastão Vidigal, do Paraná.

Promovido pela International School Sport Federation (ISF), o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei é considerado uma das principais competições estudantis do mundo. Além dos jogos, a programação inclui atividades culturais e ações educativas voltadas para temas como inclusão, igualdade de gênero, combate ao racismo e prevenção à dopagem.

A presença de dois alagoanos na delegação brasileira reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo desporto escolar no estado e amplia a representatividade de Alagoas em eventos esportivos de alcance internacional. O embarque da delegação está previsto para o dia 29 de junho.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *