terça-feira, 21 julho 2026
Nublado
Maceió
26°C
Nublado
Nublado
Maceió
26°C
Nublado

Número de eleitores com deficiência em Alagoas cresce 43,6% para as Eleições 2026

por | 21 jul, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

O eleitorado alagoano com algum tipo de deficiência registrou aumento expressivo para as Eleições 2026. Segundo dados do cadastro eleitoral, o número de pessoas que declararam ter deficiência passou de 19.124, em 2024, para 27.455 neste ano, crescimento de 43,6%, o que representa 8.331 novos registros.

A maior parcela desse público está reunida na categoria “Outros”, que concentra 15.680 eleitores, equivalente a 51,86% do total. Na sequência aparecem as pessoas com deficiência de locomoção, com 7.622 registros (25,21%), deficiência visual, com 4.484 eleitores (14,83%), e deficiência auditiva, com 2.093 (6,92%).

Todas as categorias apresentaram crescimento em relação ao último pleito municipal. Os registros classificados como “Outros” tiveram alta de 46,4%, enquanto a quantidade de eleitores com deficiência auditiva aumentou 43,7%. Já os casos de deficiência de locomoção cresceram 39,3%, e os de deficiência visual, 38,9%.

Apesar do aumento no número absoluto, a proporção entre os diferentes tipos de deficiência permaneceu praticamente estável em comparação com 2024. O cadastro eleitoral também aponta que 354 pessoas declararam ter dificuldade para exercer o voto, o equivalente a 1,17% do eleitorado com deficiência no Estado.

A autodeclaração permite que a Justiça Eleitoral acompanhe o perfil desse grupo e desenvolva ações para ampliar a acessibilidade durante o processo de votação. Entre as medidas estão a criação de seções eleitorais acessíveis, atendimento prioritário e iniciativas para garantir que o eleitor possa votar com mais autonomia e segurança.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *