23 de abril de 2020 7:30 por Marcos Berillo
973 pessoas passaram pela Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, em Maceió, da inauguração, no último dia 14, até a última quarta-feira, 22. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desse total, quase 60% não apresentaram perfil para o teste rápido, que é indicado aos casos suspeitos que estejam no oitavo dia de sintomas.
Dos sintomáticos, 410 foram submetidos ao exame, revelando 10 positivos. A grande parcela apenas necessitou de recomendações para o isolamento domiciliar.
“Todos os que foram orientados a ficar em casa também receberam atestado e receituário médico. Se apresentarem agravamento da doença, também estão esclarecidos sobre a necessidade imediata de procurarem uma unidade de saúde referenciada, com a apresentação do resultado do exame e demais detalhes clínicos que possam ser relatados durante o novo atendimento”, apontou o médico Franklin Pedrosa de Carvalho, um dos que estão na linha de frente.
Por outro lado, 563 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas não apresentaram perfil para a realização do teste rápido. Ainda de acordo com o médico, muitos têm chegado com dúvidas e desconhecendo que o teste só é aplicado em casos suspeitos com mais de sete dias de início dos sintomas.