sexta-feira 19 de abril de 2024

ESTÁDIO REI PELÉ TEM PÚBLICO DE GINÁSIO ESPORTIVO

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota

 

 

Caros leitores, e o estádio Rei Pelé, que foi inaugurado em 25 de outubro de 1970, em jogo épico, com a Seleção Alagoana enfrentando o maior time do mundo, o Santos de Pelé! Naquele dia, como o previsto, o Santos ganhou, 5 x 0 foi o placar final! estima-se que mais de 45 mil pessoas terem assistido a partida inaugural.

Polêmica real desde a sua inauguração, diz respeito a capacidade do estádio, até hoje ficamos sem saber qual a capacidade de público no Rei Pelé.

Eu particularmente não acredito que nos dias atuais, somente 15 mil torcedores seja a capacidade máxima, tem algo estranho no ar, o MPE devia investigar, cobrar do governo Renan Filho, que por sua vez devia exigir uma explicação do secretário atual!

Quem administra o estádio é Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, cabe aos gestores uma explicação ao grande público.

O Rei Pelé, é o único estádio do mundo que tem a sua capacidade de público reduzida anos após anos, mesmo tendo apenas uma reforma estrutural desde a sua inauguração em 1970, feita no governo Geraldo Bulhões, entre 1992-1994.

Quer dizer que o estádio foi construído tendo sua capacidade máxima de 45 mil torcedores, mas em 1992 começa uma reforma, o estádio é reinaugurado em 1994, mas agora com 25 mil cadeirinhas ou assentos, perdendo mais de 20 mil expectadores.

Em 2010, no governo Teotônio Vilela Filho, passa por nova reforma, não estrutural, mudam-se as cadeiras, as novas são maiores, o estádio ver reduzida ainda mais a capacidade de público, naquele ano de 2010, para 18 mil expectadores.

Mas em 1999, entre estas duas reformas, na final da taça Commebol, 27 mil azulinos ( borderô oficial) pagaram ingresso, fora as carteiradas e a popular maiada, seguramente ali tínhamos algo em torno de 30 mil pessoas. Caia por terra a primeira tese de que havia apenas a capacidade para 25 mil pessoas.

Já em 2011, a torcida do CRB, lotou o estádio, mais de 19 mil pagantes para ver CRB x Luverdense, jogo que deu acesso a série B de 2012 ao clube praiano! Mas eles disseram antes que o estádio só cabiam 18 mil torcedores.

Mas o pior vem depois, todas as cadeiras são retiradas, ficam apenas aquelas em frente as cabinas de rádio e TV, e a do quarto piso, como era antigamente antes da reforma estrutural de 1992/94.

Slide 1
Slide 2

Entre 2015/2016, Federação, Ministério Público, Bombeiro Militar, SELAJ, PM, estabelece que o estádio só tem capacidade máxima para no máximo 14.500 torcedores. Ainda se coloca como prioritários alguns gradis de proteção, eles chamam de anti-tumulto, pra mim, verdadeiro curral desnecessário!

Com tudo isso, um estádio que ao longo dos seus 51 anos, construído quando Maceió não passava dos 300 mil habitantes, com uma capacidade de público em torno dos 45 lugares, hoje ver reduzida a pouco mais de 14 mil lugares, tem muita coisa errada aí! Não observo nenhuma crítica contundente por parte da imprensa esportiva com relação a isso, quase todos ignoram este fato, uma pena!

Não somente temos este escândalos com relação ao “encolhimento” do estádio, o Rei Pelé é muito bonito, arquitetura arrojada, no entanto é muito mal cuidado. Observem todos, o placar eletrônico, uma vergonha que já dura quase 12 anos e ninguém toma providencias. O primeiro placar eletrônico, antes desse atual, era muito mais informativo.

Hoje, neste placar, inaugurado em 2010, desde o seu início é uma vergonha, dinheiro público é gasto ali e não tem solução nunca e ninguém investiga nada!

Assistam os jogos, colocam os escudos dos times, cheios de falhas, não mostra o placar do jogo, não informa a temperatura, hora, não informa outros jogos, quem recebeu um cartão amarelo ou vermelho, nada disso é informado, uma vergonha!

Dizem, fonte da própria secretaria, que aquela passarela que dá acesso a torcida para a chamada “grandes arquibancadas”, está comprometida. Não li ou ouvi nada ainda um pronunciamento sequer do gestor atual, quem silencia é porque concorda que tá ruim a coisa!

Já tivemos um gramado perfeito, mas meia hora de chuva torrencial, em um dos jogos da Série B deste ano, parecia que os times jogariam Polo Aquático, tal a quantidade de água acumulada no gramado.

Corremos o risco de quando voltar o público aos estádios, encontraremos possivelmente o Rei Pelé fechado, logo neste momento, em que os dois maiores clubes de Alagoas vão precisar do apoio do torcedor.

Possivelmente tenhamos público nos estádios a partir de Novembro, não na sua totalidade, mesmo que for apenas 50% do eles dizem que cabem no estádio, pouco mais de sete mil, ainda assim, mesmo sem receber público desde março de 2020, por total inépcia dos responsáveis do estádio, não fizeram nada neste tempo todo, agora vão ter encontrar uma saída para resolver este imbróglio.

Para fecharmos aqui, deixo uma reflexão, como o estádio conseguiu tirar 30.500 lugares se ele é praticamente o mesmo! Como podemos afirmar que um estádio, que tinha uma capacidade de público em torno de 45 mil lugares, hoje com apenas 14.500, quem explica esta lógica?

Um dia, parodiando Sá e Guarabira, que disseram que o mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar, o Rei Pelé pode sim, com a lógica atual, virar um ginásio esportivo com grama no meio ao invés de quadra esportiva!

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

17 de agosto de 2021 10:29 por Nivaldo Mota A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *