terça-feira 30 de abril de 2024

Câmara aprova Lei Delegada para município alterar estrutura administrativa, Empréstimo, Lei de Incentivos Fiscais e Passe Livre intermunicipal

Sessão foi convocada pelo presidente da casa vereador Galba Netto MDB) e garantiu aprovação de todas as matérias por unanimidade

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação

Foto: Arquivo

Os vereadores de Maceió se reuniram em sessão extraordinária, convocada pelo presidente vereador Galba Netto (MDB), na tarde desta terça-feira (03). Em pauta quatro projetos encaminhados pelo prefeito JHC (PL). O mais complexo e que recebeu emendas trata da Lei Delegada que autoriza o Executivo a promover mudanças em sua estrutura administrativa com a criação, supressão ou até fusão de órgãos.

Segundo Galba o município quer dar agilidade em suas ações e garantir as mudanças necessárias que otimizem a máquina pública. Isto para que tantos os serviços prestados, como seus resultados cheguem com mais qualidade para a população.

“Por isso a casa tinha a necessidade de fazer essa discussão inicial e irá acompanhar todas as mudanças que serão realizadas conforme entendimento entre os parlamentares”, adiantou o presidente.

Conforme explicou o primeiro secretário, vereador Marcelo Palmeira (PSC), relator da matéria, duas alterações foram feitas no texto original por meio de emendas. A primeira foi quanto ao tempo para encaminhamento do projeto final que caiu de 180 para 100 dias.

“A outra é quanto ao orçamento. Sempre que for haver alteração será a Câmara de Maceió que irá fazer a discussão e análise”, explicou Palmeira.

Uma outra proposta aprovada envolve o empréstimo de R$ 25 milhões junto à Caixa. Os recursos serão investidos no Programa Moderniza Maceió, com obras em toda a cidade.

Social

Um outro projeto de alcance social discutido e aprovado na Casa foi o que garante o passe livre estudantil para estudantes matriculados em unidades de ensino situadas na região metropolitana da capital.

De acordo com a relatora da matéria, vereadora Teca Nelma (PSD) essa era uma demanda antiga e com a qual já havia se dedicado para garantir acesso a educação.

“Na verdade estamos dando direito a esses jovens. Direito a estudo e ao lazer. Muitos jovens já haviam desistido do ensino técnico do Ifal por não ter condições de pagar uma passagem cheia de ida e volta mas o intermunicipal. E agora teremos gratuidade para toda a região metropolitana. É uma vitória da CMM e de todo o movimento estudantil”, disse a vereadora.

O quarto projeto é o que trata de incentivos fiscais para a instalação e operação de empresas de call center.

Ao final Galba destacou a importância social da aprovação do passe livre, pauta com a qual havia se dedicado desde sua chegada à Casa e o incentivo fiscal que irá garantir a geração de empregos.

“Agradeço a presença da maioria dos vereadores para a aprovação de matérias de relevância administrativa e social. Em pleno o recesso a casa dá mais uma demonstração do seu compromisso com cidade a sua população”, concluiu o presidente.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

3 de janeiro de 2023 9:04 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *