Numa ação inédita, A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com o Instituto Bem Viver, dá mais um passo no caminho da inclusão social. Estão abertas as inscrições para a primeira edição dos Jogos 60+ de Alagoas, que reunirá, nos dias 29, 30 de setembro e 1° de outubro, centenas de participantes, para esbanjar saúde, disposição e disputa durante três dias de evento.
O período de inscrições estará aberto até o dia 14 de setembro. Os interessados, sejam atletas individuais ou equipes, podem baixar e preencher os formulários além de consultar o regulamento da competição. Isso pode ser feito no site da Selaj: www.selaj.al.gov.br. Posteriormente, a documentação deve ser entregue de forma presencial na Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, no Estádio Rei Pelé, até a data final, entre 10h e 15h, na Superintendência do Esporte, Lazer, Rendimento e Inclusão Social (Supelis).
A expectativa de participação é de um número superior a 200 atletas, da capital e do interior do estado, que disputarão modalidades como dança de salão, voleibol, queimado, natação, xadrez, fut7, caminhada, corrida, jogos da mente (xadrez, dama, ludo e gamão), tai chi chuan e zumba.
Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Angela Stemler reforçou o compromisso do Governo de Alagoas com a inclusão social. “Em várias das nossas ações e competições, nós colocamos como prioridade a inclusão social. Exemplos não faltam, como a Taça das Grotas e os Jogos do Paradesporto. Agora, junto do Instituto Bem Viver, vamos promover a primeira edição dos Jogos 60+, que tem como objetivo promover a saúde, a vitalidade, a interação e reconhecer todas as qualidades das pessoas da melhor idade. Vamos fazer um grande evento, uma verdadeira festa do esporte”, afirmou a secretária.
Procura intensa
Superintendente do Esporte, Lazer, Rendimento e Inclusão da Selaj, Lydia Pollyana destacou a grande expectativa para a primeira edição dos Jogos 60+. “No primeiro dia que abrimos as inscrições, já tivemos bastante procura das instituições para entender melhor sobre as modalidades e a logística do evento. A nossa expectativa inicial era alcançar nessa primeira edição em torno de 200 participantes acima de 60 anos. Mas já percebo um enorme interesse por parte deles. Acredito que iremos além das nossas expectativas. O principal objetivo é a interação social e a partir da prática esportiva e da realização de modalidades competitivas e não competitivas, oportunizar momentos de integração, bem estar físico e mental. Vai além da competição. É uma oportunidade de propiciar uma mudança no olhar em relação à pessoa idosa”, afirmou.
Ao todo, serão três dias de uma programação recheada de atividades e competições. Desde o primeiro dia, com a chegada das delegações, abertura oficial e apresentações de dança de salão, passando pelo segundo dia completo de disputas em locais por toda a cidade de Maceió e o último dia, com direito a zumba, caminhada e corrida de rua.
Seja nos programas sociais do governo ou em eventos das mais diversas modalidades, Alagoas conta com grandes talentos de pessoas idosas, como ressalta o secretário Especial da Selaj, Charles Hebert.
“Nós temos grandes exemplos de talentos das pessoas idosas, como por exemplo as mulheres do programa Na Base do Esporte. Acompanhando os eventos apoiados pelo governo por meio da Selaj, em diversas modalidades, também conhecemos grandes atletas. Então, acho que os Jogos 60+ serão de fundamental importância, social e esportiva, para dar ênfase a esses talentos”, concluiu Hebert.
Programação
29/09
– CHEGADA DAS DELEGAÇÕES
– CREDENCIAMENTO
– ABERTURA
– DANÇA DE SALÃO
30/09
– QUEIMADO
– NATAÇÃO
– XADREX
– FUTEBOL
– VOLEIBOL
01/10
– TAI CHI CHUAN
– CAMINHADA
– CORRIDA
– ENCERRAMENTO
Fonte: Agência Alagoas