O Sesc Alagoas promove, nos dias 10 e 11 de setembro, uma programação especial de formação musical com três referências da música instrumental brasileira. Marcelo Martins, Vitor Cabral e Arismar do Espírito Santo ministrarão oficinas gratuitas no Sesc Poço, em Maceió, voltadas a músicos, estudantes e profissionais da cadeia musical de Alagoas.
A iniciativa integra as comemorações pelos 80 anos do Sesc e busca aproximar artistas com ampla experiência nacional de músicos alagoanos, por meio de atividades práticas envolvendo execução instrumental, ritmos brasileiros, composição, arranjo e improvisação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma Doity, enquanto houver vagas.
Marcelo Martins, saxofonista, flautista, compositor e arranjador, conduzirá a oficina de saxofone e flauta. Com trajetória na música popular e instrumental brasileira, o músico já trabalhou em gravações, shows e turnês com artistas como Djavan, Gilberto Gil, João Bosco, Gal Costa, Caetano Veloso, Chico Buarque e Marcos Valle.
Durante a oficina, Marcelo abordará aspectos como sonoridade, articulação, expressão, precisão rítmica e improvisação, a partir de sua experiência em diferentes linguagens da música brasileira.
A oficina de bateria e percussão ficará sob o comando de Vitor Cabral, baterista, percussionista, produtor e diretor musical com mais de 20 anos de carreira. Formado em bateria e percussão pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e com estudos na Berklee College of Music, o músico transita pela MPB, jazz e música instrumental.
A atividade terá uma abordagem histórica e prática dos ritmos brasileiros, explorando levadas e elementos presentes em diferentes gêneros e tradições da música popular.
Já Arismar do Espírito Santo ministrará a oficina de criação musical. Multi-instrumentista, compositor e arranjador, ele tem no contrabaixo seu principal instrumento, mas também atua com guitarra, violão, piano e bateria.
Desde os anos 1970, Arismar participou de trabalhos com nomes como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, César Camargo Mariano, George Benson, João Donato e Lenine. Em 1998, foi escolhido pela revista Guitar Player como um dos dez melhores guitarristas e violonistas do Brasil.
Na oficina, o músico trabalhará composição, arranjo, interpretação e improvisação, utilizando motivos rítmicos, melódicos e harmônicos como ponto de partida para exercícios de criação.
Além das oficinas, os três artistas participarão de uma apresentação musical no dia 10 de setembro, às 20h, no Sesc Poço. O show terá a participação da banda base FEMUSESC, formada por músicos alagoanos preparados especialmente para o festival.
A entrada será solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados ao Programa Sesc Mesa Brasil.
A programação especial continua nos dias 12 e 13 de setembro, quando o Sesc celebrará oficialmente seus 80 anos, com apresentações de artistas alagoanos e shows de Seu Jorge e Geraldo Azevedo com a Orquestra Filarmônica de Alagoas, na Orla da Pajuçara, nas proximidades da roda-gigante.
Programação
10 de setembro — oficinas
9h às 12h e 14h às 17h: oficina de saxofone e flauta, com Marcelo Martins.
9h às 12h e 14h às 17h: oficina de bateria e percussão, com Vitor Cabral.
9h às 12h: primeira parte da oficina de criação musical, com Arismar do Espírito Santo.
10 de setembro — apresentação
20h: Marcelo Martins, Vitor Cabral e Arismar do Espírito Santo se apresentam com a banda FEMUSESC.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.
11 de setembro — oficina
9h às 12h: segunda parte da oficina de criação musical, com Arismar do Espírito Santo.
As inscrições para as oficinas são gratuitas e permanecem abertas na plataforma Doity, conforme a disponibilidade de vagas.





0 comentários