quarta-feira, 28 outubro 2026
Nuvens dispersas
Maceió
33°C
Nuvens dispersas
Nuvens dispersas
Maceió
33°C
Nuvens dispersas

Apenas três eleitores votaram após as 17h30 em Alagoas no segundo turno

por | out 28, 2026 | Destaque, Política | 0 Comentários

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Apenas três eleitores votaram após as 17h30 durante o segundo turno das Eleições 2026 em Alagoas. Ao todo, foram registrados 640 votos depois do horário regular, sendo 609 até as 17h10 e outros 28 entre 17h10 e 17h30.

Os dados mostram que cerca de 95% dos votos registrados após as 17h ocorreram nos primeiros dez minutos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), o funcionamento das seções após esse horário não significa necessariamente que os eleitores tenham votado em razão da prorrogação excepcional.

Isso porque a legislação eleitoral assegura o direito ao voto a quem estiver na fila até as 17h. Nesses casos, são distribuídas senhas para garantir que todos sejam atendidos.

Duas seções encerraram após as 19h

Em Alagoas, apenas duas seções eleitorais finalizaram os trabalhos depois das 19h: a seção 45, em Joaquim Gomes, vinculada à 53ª Zona Eleitoral, e a seção 79, em Ouro Branco, da 50ª Zona Eleitoral.

Não houve registro de votos após as 19h no estado.

No domingo (25), o horário de votação foi estendido até as 19h, pelo horário de Brasília, nas seções eleitorais de todo o país que ainda estavam em funcionamento às 17h. A medida foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, após relatos das candidaturas à Presidência sobre dificuldades no transporte de eleitores.

Como funciona o encerramento da votação

Pelas regras da Justiça Eleitoral, a votação não pode ser encerrada antes das 17h. Se não houver eleitores aguardando, os mesários podem iniciar os procedimentos de encerramento nesse horário, incluindo a emissão dos Boletins de Urna.

Quando há pessoas na fila às 17h, os eleitores são identificados e recebem senhas, permitindo que a votação continue até o atendimento de todos.

Por isso, os registros de votos feitos após as 17h, isoladamente, não permitem determinar quantos eleitores foram beneficiados especificamente pela prorrogação excepcional do horário.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *