terça-feira 26 de novembro de 2024

Prefeito JHC anuncia vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 anos sem comorbidades

Imunização de crianças é feita no Maceió Shopping, Papódromo, Praça Padre Cícero e Terminal do Osman Loureiro

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação

Foto: Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou o início da vacinação de crianças de 6 anos sem comorbidades. Com a redução da idade, a capital passa agora a vacinar crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades e segue com a vacinação da faixa dos 5 aos 11 anos com comorbidades e/ou deficiência.

A vacinação para este público é feita com a vacina Pfizer pediátrica e até o momento, 9.635 crianças tomaram o imunizante, o que representa 9,87% da população pediátrica elegível para a vacinação.

Para atender as crianças, Maceió adaptou quatro pontos fixos de vacinação com espaços especialmente destinados às crianças, com decoração temática e atividades interativas para proporcionar uma experiência adequada às crianças, conforme estabelecem as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o público infantil.

A vacinação pediátrica contra a Covid-19 é administrada em áreas específicas dos pontos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom).

Vacina em Maceió

Maceió já aplicou 1.666.835 de vacinas contra a Covid-19, sendo 780.120 de primeiras doses
692.105 de segundas doses e 194.610 de doses de reforço. A partir desta segunda-feira (31), a vacinação está sendo administrada ao público de 6 anos em diante sem comorbidades e a partir de 5 anos se tiver alguma comorbidade e/ou deficiência comprovada conforme documentação listada abaixo.

A vacinação em Maceió já alcançou 77,7% da população total ou 91,1% da população vacinável com pelo menos uma dose e 67,5% da população total ou 80,4% da população vacinável com duas doses dos imunizantes.

Os especialistas lembram que as crianças são o último público a iniciar a imunização e como público ainda não vacinado, estão vulneráveis à infecção por coronavírus.

“As crianças não vacinadas estão suscetíveis à Covid-19. As crianças pegam a Covid-19 e adoecem também, precisamos ter isso em mente. Mesmo as crianças assintomáticas podem disseminar o vírus, por isso, precisamos ter o máximo de cuidado com essas medidas em geral. A variante Ômicron tem uma capacidade de transmissão muito maior, como estamos vendo. A vacinação para as crianças de 5 a 11 anos, assim como dos adolescentes, já em andamento, vai melhorar bastante essa situação”, alerta o médico infectologista Renee Oliveira.

Documentação necessária

Para vacinar as crianças, é necessário que os pais apresentem o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação, CPF pu cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a caderneta de vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

Confira mais informações

Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias

Pessoas com deficiência – Plano de Vacinação

Fonte: Secom Maceió

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação A mineração predatória que a

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

31 de janeiro de 2022 2:49 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *