16 de março de 2020 9:40 por Marcos Berillo
Subiu para 16 o número de casos suspeitos de coronavírus em Alagoas, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgado nesta segunda-feira (16). O Estado permanece com apenas um caso confirmado para Covid-19. Segundo a Sesau, entre os casos sob investigação um é de Arapiraca e os demais, são de Maceió.
Os casos suspeitos para Covid-19 e seus contatos estão sendo monitorados pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau e da Secretaria de Saúde de Maceió.
De acordo ainda com a Sesau, 58% dos casos suspeitos são do sexo feminino e 42% do sexo masculino. As faixas etárias mais referidas estão entre 30 e 49 anos.
No Brasil, novo balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira apontou que o número de casos confirmados do novo coronavírus no País aumentou para 234. Até esse domingo eram 200 no domingo; 2.064 suspeitos, sendo que 1.624 foram descartados.
São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados.
Pronto atendimento
Nesta terça, os diretores das 12 Unidades de Pronto Atendimento de Alagoas (UPAs) de Alagoas estiveram reunidos com os secretários de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e Executivo de Ações de Saúde, Marcos Ramalho. Na pauta, ações que devem ser adotadas para o enfrentamento da doença.
O secretário Alexandre Ayres destacou a necessidade de reforçar a rede de saúde de Alagoas, na capital e no interior. Disse que a Sesau está à disposição das unidades de saúde para auxiliar neste momento e afirmou que apesar de preocupante, “não há motivo para pânico”.
“ Estou tranquilo porque a nossa equipe tem dado a resposta e está disponível e pronta para atender aos que necessitarem de informações e apoio para as medidas que adotarem, no sentido de minimizar os efeitos do coronavírus em Alagoas”, pontuou.