Pesquisador alagoano vence prêmio de Psiquiatria Torrent/Tysa

Residência em Psiquiatria da Uncisal e da Ufal mantém destaque ao conquistar prêmio pela sexta vez
Arquivo Pessoal

Alagoas é destaque quando o assunto é ciência. Pela sexta vez, em nove edições consecutivas, mais um egresso do Programa Unificado de Residência Médica em Psiquiatria, desenvolvido pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), venceu  a etapa regional do prêmio Torrent/ Tysa, idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Torrent do Brasil, que visa escolher os melhores jovens psiquiatras de cada região do país.

O psiquiatra Renan Vieira foi um dos vencedores. O profissional, que teve seu primeiro contato com a especialidade ainda nas aulas do internato realizadas no Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), está concluindo este ano a residência médica pela Uncisal. Para o prêmio, ele concorreu com todos os residentes do último ano de programas de residência médica em Psiquiatria de todo o Brasil, inscritos no curso TYSA, promovido pelo Departamento de Psiquiatria da USP.

O médico foi submetido a avaliações periódicas, sendo o residente vencedor da região Nordeste. “Esta premiação tem um significado muito especial para mim, pois vai além de certificações”, destaca o psiquiatra,  pontuando que  o reconhecimento lhe confere a participação no Congresso de Clínica Psiquiátrica 2026.

Para Renan Vieira, a conquista representa muito mais que um mérito profissional, mas reforça o valor da dedicação ao longo da Residência e da busca constante pela excelência no cuidado à Saúde Mental. O médico ressalta, ainda, que as experiências realizadas no HEPR foram fundamentais para essa conquista. “O hospital, sendo o único psiquiátrico do Estado, nos expõe a casos extremamente graves, muitas vezes raros, vindos de diversas regiões de Alagoas, incluindo as mais remotas”, evidencia.

De acordo com o especialista, o acompanhamento diário nas enfermarias do HEPR, lhe permitiu uma vivência única, contribuindo para diminuir a distância entre teoria e prática.

“Esse estudo também é enriquecido pela observação das complexidades individuais dos pacientes, o que auxilia para a compreensão mais profunda e humanizada da Psiquiatria”, enfatizou Renan Vieira, afirmando que o Portugal Ramalho não apenas proporciona um ambiente de aprendizado rico, mas também desafiador, valorizando a integração e o apoio entre os residentes e preceptores. “O convívio nesta unidade hospitalar, aliado à experiência do conhecimento intenso, sem dúvida,   ajudou no meu crescimento profissional e pessoal”.

Segundo o supervisor do Programa da Residência Médica da Uncisal e preceptor do Programa Integrado da Residência Médica em Psiquiatria, Diogo Ciríaco Lira, a notícia de mais uma premiação como essa, é sempre um contentamento para a alma, mostrando que estamos no caminho certo.

“Contamos com uma estrutura de funcionamento precária. Os residentes com seus pacientes lidam com uma rede de saúde mental rudimentar, não sendo objeto de interesse nas esferas de políticas públicas. Então, uma premiação desse nível, abre a esperança de finalmente sermos vistos em nossa real importância, como centro formador de profissionais”, salienta.

Para Valfrido Leão, preceptor da Enfermaria e do ambulatório geral do Programa e também professor de Psiquiatria da Uncisal, é um orgulho ver nossos residentes se destacando em uma competição.

“Além de ser uma grande experiência de vida, aprendizado e oportunidade de conhecer um serviço de referência nacional como o IPq/USP, também é uma evidência de evolução do seu conhecimento e de boa formação”, analisou o professor, reconhecendo que apesar das dificuldades diárias que apresentamos com problemas de estrutura e deficiência de recursos humanos, conseguimos ofertar um ambiente de aprendizado que contribui para a formação profissional daqueles que estarão cuidando da nossa sociedade no futuro.

Por Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *