27 de julho de 2020 10:38 por Marcos Berillo
O Centro de Atendimento Especializado no Combate ao Novo Covid-19 de Maragogi encerrou suas atividades na tarde da última sexta-feira (25), durante cerimônia com a participação do prefeito Sérgio Lira e da secretária municipal de Saúde, Elba Vasconcelos.
Até a manhã do último sábado (25), Maragogi contabilizava 371 casos confirmados e mais de 338 curados. No hospital de campanha, os atendimentos chegaram a cerca de 2.000, contabilizando 78 internações, 49 altas e 27 transferências.
No hospital, os pacientes foram tratados com medicações baseadas em protocolos e estudos mundialmente discutidos, usados em tratamentos oferecidos em hospitais de grande porte em todo mundo.
De acordo com o prefeito, a unidade foi um dos suportes ao colapso no sistema público de saúde em toda região, chegando a ter ocupação máxima nos primeiros meses de pandemia.
“O hospital de campanha cumpriu a sua missão. Adaptamos um espaço em tempo recorde, sendo o primeiro município a criar uma unidade especializada no combate ao coronavírus”, disse Sérgio Lira. Ele salientou que o trabalho irá continuar com os atendimentos ao grupo de síndromes gripais e na UPA do município.
Segundo a secretária municipal de Saúde, o prefeito tem acompanhado de perto todos os indicadores de Covid-19, como casos confirmados, atendimento de suspeitos. Ela observa que há uma redução dos casos em Maragogi, com queda das internações no hospital de campanha nos últimos dias.
Homenagem
A Prefeitura de Maragogi preparou uma homenagem aos profissionais de saúde que, durante esses quatro meses, foram o alicerce de toda a população. O prefeito Sérgio Lira fez questão de declarar algumas palavras de agradecimento, juntamente a secretária Elba Vasconcelos. Após a cerimônia, alguns funcionários percorreram a cidade em desfile, sendo aclamados pelos moradores em forma de gratidão e agradecimento.