domingo, 28 junho 2026
Céu limpo
Maceió
25°C
Céu limpo
Céu limpo
Maceió
25°C
Céu limpo

Endocrinologista do Hospital Metropolitano alerta para a importância do diagnóstico precoce da diabetes

por | 16 nov, 2025

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Foto: Agência Alagoas

A endocrinologista do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Jéssica Medeiros, chamou a atenção para a necessidade de diagnóstico precoce da diabetes, ressaltando que a doença, embora não tenha cura, pode ser controlada e, em alguns casos, até entrar em remissão.

Segundo a médica, “contamos com um arsenal terapêutico muito eficiente para o diabetes tipo 2, capaz até de induzir remissão dependendo da medicação e do quadro do paciente”; já no caso do tipo 1, o tratamento é “exclusivamente feito com insulina, iniciada logo após o diagnóstico”.

Jéssica enfatiza que muitos pacientes só descobrem a condição em estágios avançados, quando já há comprometimentos visuais, renais ou cardiovasculares. Por isso, ela alerta: “Não esperar sentir sintomas para investigar. É essencial fazer o rastreio. O diagnóstico precoce evita complicações e permite iniciar o tratamento de forma oportuna.”

Para detectar a doença, bastam exames simples, frequentemente disponíveis na rede pública: hemoglobina glicada, glicemia de jejum e curva glicêmica, segundo a médica. Esses testes não só identificam o diabetes, mas também o pré-diabetes, condição que ela afirma já deve ser tratada como doença, dada a sua gravidade potencial.

“O pré-diabetes não é apenas uma fase antes do diabetes. Ele já representa risco aumentado para complicações e deve ser acompanhado por profissionais”, afirma Jéssica Medeiros.

Ela reforça ainda a necessidade de conscientização sobre a diabetes gestacional, cuja incidência vem crescendo, e explica que o diagnóstico para gestantes é feito por meio da curva glicêmica entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.

A médica alerta a população para que procure um profissional de saúde para realizar o rastreio, mesmo na ausência de sintomas: “Previna-se. Procure um médico para fazer o rastreio e não espere ter sintomas para descobrir o diabetes. Quanto mais cedo identificamos, mais chances temos de evitar complicações.”

O Hospital Metropolitano de Alagoas, vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), reforça seu papel na rede de saúde, contando com uma equipe multiprofissional especializada no diagnóstico, no acompanhamento e no tratamento das complicações associadas ao diabetes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *