O programa Ronda no Bairro terá atuação ampliada durante os quatro dias de Carnaval 2026, entre sábado (14) e terça-feira (17). O reforço ocorre em regiões com maior circulação de pessoas, como a orla de Maceió, Benedito Bentes, Rio Largo e a Praia do Francês, em ação integrada com a Polícia Militar de Alagoas.
A operação contará com mais de 100 agentes de proximidade por dia, distribuídos em cerca de 28 guarnições. As equipes atuarão em dois turnos, das 7h às 15h e das 15h às 23h, com o objetivo de ampliar a presença do Estado e garantir segurança durante o período festivo.
O trabalho inclui diferentes modalidades de policiamento de proximidade, como patrulhamento a pé, com bicicletas, motocicletas, patinetes e viaturas, além do emprego de guarnições extras em pontos e horários estratégicos.
Segundo a superintendente do programa, Josiene Lima, a atuação do Ronda no Bairro complementa o trabalho da Polícia Militar. “Promovemos uma cobertura territorial ampliada, garantindo mais presença do Estado junto à população e cumprindo as diretrizes de segurança e bem-estar estabelecidas pelo governo”, afirmou.
Além do policiamento, a Equipe Social do programa, formada por psicólogos e assistentes sociais, intensificará ações preventivas, com orientação ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças. A recomendação é que pais ou responsáveis procurem os agentes ao chegar a locais com grande concentração de pessoas.
O atendimento a turistas também será reforçado com agentes bilíngues, capacitados em inglês e espanhol, preparados para auxiliar visitantes estrangeiros e contribuir para um atendimento mais humanizado.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, a operação demonstra o compromisso do Estado com a segurança cidadã. “O Carnaval é um período de intensa movimentação turística e econômica. Nosso foco é garantir que a festa aconteça com segurança, acolhimento e proximidade”, destacou.





0 comentários