terça-feira, 23 junho 2026
Algumas nuvens
Maceió
26°C
Algumas nuvens
Algumas nuvens
Maceió
26°C
Algumas nuvens

Agroecologia: o novo mundo em gestação

por | 24 out, 2025

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Foto : Cesar Lopes/ PMPA

Em seu artigo “Agroecologia: o novo mundo em gestação”, publicado em 21 de outubro de 2025, o autor Roberto Malvezzi (Gogó), no portal *Outras Palavras*, argumenta que a agroecologia já deixou de ser uma “experiência alternativa” para se tornar “modo de vida” para cerca de 1 milhão de famílias no Semiárido brasileiro.

Malvezzi relata o encontro de vozes ancestrais e sertanejas no 13.º Congresso Nacional de Agroecologia, em Juazeiro (BA), que reforçaram a importância de iniciativas como cisternas de produção e quintais produtivos como alicerces dessa transição.

Ele alerta que, diante de chantagens como a autorização para exploração de petróleo na foz do Amazonas — que intensifica a emissão de gases de efeito estufa e acelera a crise climática — a agroecologia se apresenta como “o único caminho que possibilita o futuro humano na Terra”.

O autor sublinha que a fusão entre saberes tradicionais e ciência contemporânea não se resume a produzir alimentos de modo sustentável, mas redefine as relações humanas com a natureza, o consumo e o próprio estilo civilizacional.

Em suma, o artigo propõe que a agroecologia representa uma ponte — entre passado e futuro, entre comunidades tradicionais e tecnologias modernas — para superar o modelo do agronegócio e construir um “novo mundo” em gestação.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *