O ex-embaixador de Cuba na Venezuela Germán Sánchez Otero criticou a condução do governo interino de Delcy Rodríguez diante da pressão dos Estados Unidos. Em entrevista ao Brasil de Fato, ele afirmou que a atual gestão venezuelana optou por uma postura de acomodação em vez de um confronto mais direto com Washington.
Ao comentar a retirada de Nicolás Maduro do poder, Otero classificou o episódio como humilhante e afirmou que a própria História deverá avaliar as decisões tomadas por Rodríguez. “É muito duro, é muito difícil para um bolivariano chavista entender essas decisões que foram adotadas”, declarou.
Na avaliação do ex-embaixador, a aproximação entre Caracas e Washington também envolve o setor petrolífero. Ele citou o acordo que prevê participação majoritária dos Estados Unidos em 17 campos de petróleo venezuelanos e afirmou que o objetivo norte-americano seria ampliar o controle sobre o país.
Otero também comentou a situação de Cuba e acusou o governo de Donald Trump de pressionar economicamente a ilha para provocar uma mudança política. Segundo ele, Havana mantém disposição para negociar com Washington, mas sem abrir mão da soberania.
“Cuba não anda como mendigo pelo mundo. Cuba sempre será digna”, afirmou o ex-embaixador.
As declarações fazem parte de uma análise de Otero sobre os rumos do progressismo latino-americano e as relações entre Cuba, Venezuela e Estados Unidos.







0 comentários