domingo, 18 outubro 2026
Céu limpo
Maceió
32°C
Céu limpo
Céu limpo
Maceió
32°C
Céu limpo

Lula tem 51% dos votos válidos, contra 49% de Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa

por | 18 out, 2026

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Pesquisa do Instituto Vox Brasil divulgada neste domingo (18) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% dos votos válidos, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece com 49% na disputa pelo segundo turno das eleições presidenciais de 2026.

No cenário estimulado, que apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados, Lula tem 46,4% das intenções de voto, contra 44,6% de Flávio Bolsonaro. A diferença de 1,8 ponto percentual está dentro da margem de erro de 2,15 pontos percentuais, indicando um cenário de equilíbrio na disputa.

Brancos, nulos e entrevistados que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos representam 5%. Outros 3,9% não souberam responder.

Lula e Flávio avançam nas intenções de voto

Na comparação com o levantamento realizado dez dias antes, os dois candidatos registraram crescimento. Lula passou de 44,2% para 46,4%, uma alta de 2,2 pontos percentuais. Flávio Bolsonaro subiu de 42,7% para 44,6%, avanço de 1,9 ponto.

No mesmo intervalo, o percentual de indecisos caiu de 9,7% para 3,9%. Já os votos brancos e nulos aumentaram de 3,4% para 5%.

Na pesquisa espontânea, em que os eleitores mencionam seus candidatos sem receber uma lista de nomes, Lula também aparece numericamente à frente, com 44,9%, contra 43,8% do senador.

Maioria acredita em vitória de Lula

Questionados sobre quem acreditam que vencerá a eleição, independentemente da própria intenção de voto, 46,9% dos entrevistados apontaram Lula. Flávio Bolsonaro foi citado por 41,6%. Outros 11,5% não souberam responder.

Apesar da vantagem numérica do presidente nas intenções de voto e na expectativa de vitória, os dois candidatos apresentam o mesmo índice de rejeição. Segundo o levantamento, 45,3% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula ou em Flávio Bolsonaro de jeito nenhum.

Outros 4,7% disseram rejeitar os dois candidatos, enquanto 2,4% afirmaram não rejeitar nenhum deles.

Aprovação do governo apresenta melhora

A pesquisa também mediu a avaliação do governo federal. A desaprovação da gestão Lula caiu de 51,6% para 49,2% em dez dias. No mesmo período, a aprovação subiu de 43% para 46,5%.

Os dois indicadores estão dentro da margem de erro do levantamento. Outros 4,3% dos entrevistados não souberam responder ou preferiram não opinar.

Metodologia

O Instituto Vox Brasil entrevistou presencialmente 2.100 eleitores em seus domicílios, entre os dias 15 e 17 de outubro de 2026. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,15 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04332/2026.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *