Aos 26 anos, Rosa Amorim (PT-PE) foi eleita deputada federal com mais de 144 mil votos e fará história como a primeira mulher ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Nascida e criada no Assentamento Normandia, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Rosa integra a primeira geração de pessoas assentadas que nasceu e cresceu em terras conquistadas por meio da reforma agrária.
Formada em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela iniciou ainda jovem sua atuação em movimentos sociais. Passou pelo Levante Popular da Juventude e pelo setor de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), além de construir sua trajetória política dentro do MST.
Entre as principais pautas defendidas pela nova deputada estão o combate à fome, o fortalecimento da agricultura familiar, os direitos das mulheres, da população negra e da comunidade LGBT+, além da valorização da cultura popular.
Rosa Amorim também é atualmente deputada estadual em Pernambuco. Na eleição deste ano, candidaturas ligadas ao MST conquistaram espaço no Legislativo, ampliando a presença do movimento na política institucional.
Em entrevista à Rádio Brasil de Fato, Rosa afirmou que pretende atuar no Congresso em defesa dos trabalhadores e enfrentar projetos que considera contrários aos direitos sociais.
A parlamentar também destacou a presença de jovens na nova bancada do PT e afirmou que o grupo terá como uma de suas prioridades barrar retrocessos e defender pautas sociais.
Para Rosa, a chegada de representantes do MST ao Congresso representa o reconhecimento político da atuação do movimento e abre espaço para ampliar a discussão sobre reforma agrária, agricultura familiar e direitos sociais em Brasília.







0 comentários