sábado, 11 julho 2026
Nublado
Maceió
24°C
Nublado
Nublado
Maceió
24°C
Nublado

STF tenta conciliação, mas Centrão quer manter o privilégio

por | 15 jul, 2025

ESPALHE A NOTÍCIA
Link copiado para o Instagram!

Foto: Divulgação

A audiência de hoje, às 15 hs, foi convocada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após ele ter suspendido os efeitos de três decretos: dois do Executivo — que aumentavam o IOF — e um da Câmara dos Deputados — que derrubava os decretos do governo. Sem decidir de imediato qual norma deve prevalecer, Moraes optou por tentar um acordo entre os Poderes.

Mas, na prática, o que está em jogo é o esforço do Congresso — sobretudo de sua ala mais conservadora — para impedir que os mais ricos paguem mais impostos. O discurso de “conciliar” esconde a velha política do privilégio, onde poucos continuam acumulando benefícios fiscais enquanto a maioria da população é tributada no consumo e na renda do trabalho.

Quem ganha e quem perde

Enquanto as classes médias e populares enfrentam carga tributária pesada em itens básicos e em sua renda, o Centrão se mobiliza para proteger aplicações milionárias e operações financeiras sofisticadas. A atuação de Hugo Motta expõe com clareza os interesses reais defendidos por setores do Congresso: manter os super-ricos fora do radar da Justiça Fiscal.

A proposta do governo não altera a cobrança para a maioria da população — ao contrário, concentra-se em operações de grande porte. Mas a reação do Centrão mostra o peso que os interesses financeiros exercem sobre o Legislativo. E mais uma vez, quem paga a conta é a sociedade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *