A Boi de Engenho, cooperativa alagoana especializada em carnes nobres, alcançou um marco histórico ao se tornar a primeira do estado a receber o prestigioso certificado do SISBI-POA – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Essa certificação, emitida por órgãos públicos, reconhece a qualidade e segurança alimentar dos produtos da cooperativa. Além disso, essa conquista inédita permitirá que a Boi de Engenho expanda suas vendas para além de Alagoas.
O certificado do SISBI será entregue pelo Governo do Estado em uma cerimônia no próximo dia 20, às 10h, no Palácio do Governo. Nesta segunda-feira, as secretarias de Agricultura e da Indústria, Desenvolvimento, Comércio e Serviços do estado, além da Adeal e Sebrae, estiveram na fábrica da Boi de Engenho conhecendo as instalações. Para Filipe Tenório, um dos sócios da cooperativa, este é um importante marco alcançado pela pecuária alagoana.
“A autorização do SISBI para que a Boi de Engenho atue em outros estados levará uma marca 100% alagoana para as mesas de consumidores em todo o país. Além de ser motivo de orgulho, isso também gerará empregos e oportunidades para os alagoanos”, destaca Filipe.
Fundada em 2016 por um grupo de pecuaristas, a cooperativa tem como objetivo levar a excelência dos animais criados nas fazendas alagoanas até a mesa dos consumidores. Para isso, os animais são alimentados com pasto, seguindo práticas sustentáveis que resultam em baixas emissões de carbono. O resultado é uma carne mais macia, com sabor diferenciado e altamente nutritiva.
“A partir desse propósito, começamos a fornecer para um supermercado que realizava o corte e comercialização para o consumidor final. Com o tempo, percebemos que a demanda por nossos cortes só aumentava, o que nos levou a construir uma indústria de Beneficiamento de Carnes. Esse sonho começou em 2020 e se concretizou em 2022, quando a fábrica começou a operar e passamos a comercializar nossos produtos diretamente ao público”, destaca Filipe.
Atualmente, a cooperativa oferece uma variedade de mais de 50 cortes, linguiças e hambúrgueres premium, destinados tanto para churrascos quanto para o consumo diário. “São cortes nobres que permitem que a qualidade presente nas fazendas chegue às mesas dos consumidores, transformando as refeições e churrascos em experiências marcantes, repletas de maciez e sabor”, enfatiza Filipe.
Recentemente, a Boi de Engenho também fechou parceria com a Brazil Beef Quality, uma startup especializada na classificação e certificação de carnes, com o apoio da renomada Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo). Com esta parceria, haverá maior garantia e padronização da qualidade dos produtos, o que leva aos consumidores uma melhor experiência vivenciada.
“Estamos saindo na frente sendo a primeira indústria de carnes do Nordeste a ser certificada pela Brazil Beef Quality. Com este passo, estamos caminhando para a excelência em carnes premium não só em Alagoas. É a pecuária alagoana que vai ganhando espaço com produtos de qualidade e segurança alimentar”, finaliza.
Fonte: Assessoria