7 de outubro de 2024 7:48 por Da Redação
O prefeito reeleito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), do Partido Liberal (PL), conquistou uma sólida maioria na Câmara Municipal após as eleições deste domingo (6). Entre os 27 vereadores eleitos, 11 são do PL, partido do gestor, o que fortalece significativamente a base de sustentação do prefeito. Além disso, JHC pode contar com o apoio de até 23 vereadores, consolidando sua governabilidade no parlamento municipal.
As articulações para a Presidência da Câmara já começam hoje (7), e tudo indica que o escolhido será um nome alinhado ao prefeito. Contudo, ainda não está claro quem irá compor a oposição a JHC.
No campo oposicionista, oito vereadores foram eleitos, representando partidos como PSB, MDB, PSD, PV e PDT. Entre eles estão Milton Ronalsa (PSB), Allan Pierre (MDB), Thales Diniz (PSB), Rui Palmeira (PSD), Sílvio Camelo Filho (PV), Fátima Santiago (PDT), Zé Márcio Filho (PDT) e Aldo Loureiro (PDT). Esses parlamentares devem apresentar diferentes posturas de oposição, variando de acordo com seus perfis ideológicos e compromissos, principalmente com o governo estadual e o MDB.
É provável que um núcleo mais atuante na oposição se forme, com lideranças como Rui Palmeira, Teca Nelma, Allan Pierre e Kelmann Vieira se destacando como figuras centrais nesse bloco oposicionista.