30 de novembro de 2020 3:52 por Da Redação
Escolhido pelo Quinto Constitucional, vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), o desembargador José Marcelo Vieira assume, em instantes, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL). Em decorrência da pandemia Covid-19, a posse, marcada para as 16h desta segunda-feira, 30, ocorrerá de forma semi-presencial.
Os convidados que confirmaram presença receberam o link de acesso para participar virtualmente da sessão, que também será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRT/AL no YouTube. No mesmo evento, será empossado o vice-presidente daquela Corte, desembargador João Leite de Arruda Alencar.
A desembargadora Vanda Lustosa será empossada no cargo de ouvidora, e o desembargador Pedro Inácio da Silva, diretor da Escola Judicial do TRT/AL. Os novos gestores foram eleitos em sessão administrativa telepresencial realizada no último dia 9 de setembro.
Natural de Murici, o desembargador Marcelo Vieira será o primeiro alagoano a presidir o TRT/AL e o 11º de sua história. O magistrado tomou posse no cargo de desembargador no dia 10 de julho de 2014, na vaga destinada ao Quinto Constitucional da OAB.
Em sua trajetória profissional, atuou por mais de 20 anos na advocacia trabalhista, tendo exercido o cargo de juiz classista do TRT/AL no período de 1998 a 2001. É pós-graduado em Direito Processual pelo Cesmac e em Direito do Trabalho Individual-Coletivo-Processual pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia.
Cursou a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL) e a Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 19ª Região (EMATRA). Foi ouvidor do TRT/AL e, na atual gestão, é vice-presidente e corregedor regional.
O futuro vice-presidente e corregedor João Leite é desembargador do TRT/AL, promovido por antiguidade, desde abril de 2002. Foi juiz nas Varas do Trabalho de Penedo, São Luiz do Quitunde, 3ª e 5ª Unidades da Capital. Foi ainda diretor da Escola Judicial da Magistratura Trabalhista da 19ª Região (Ejud 19) nos períodos de 1995 a 1999 e 2015 a 2016, e exerce essa função na atual gestão. Já presidiu o TRT/AL no biênio 2006/2008.
Com Assessoria TRT/AL