O processo de transferência de 240 feirantes para a nova Feira do Benedito Bentes deve ser finalizado até esta sexta-feira (28). Eles atuavam de forma irregular no canteiro central e ruas adjacentes de uma das principais avenidas do bairro e tiveram que ser removidos para o andamento das obras da Rota do Mar.
O novo corredor vai ligar o Benedito Bentes, na parte alta da cidade, a Guaxuma, no Litoral Norte. A previsão é que o corredor principal seja entregue até dezembro. Uma força tarefa foi montada por diversas secretarias para adequar o novo espaço, que começou a receber os feirantes.
Na área destinada aos comerciantes, foram instaladas 16 tendas pela Semtabes, prismas de concreto pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para delimitar o espaço dos trabalhadores, e o aumento de rondas da Guarda Municipal de Maceió (GMM), pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).
“A Rota do Mar é uma realidade que muda a mobilidade da região do Benedito Bentes. Os feirantes que ficam naquele local do canteiro da avenida central são pais e mães de família que sobrevivem desse comércio e, por isso, pensamos na nova Feira do Benedito Bentes. A gente não pode impedir o progresso, mas também estamos cuidando para que seja um benefício para toda a sociedade”, explica o secretário-adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Ronaldo Targino.
Feira da Troca
A Semtabes também reforça que, nos finais de semana, a tradicional Feira da Troca, que antes era realizada atrás do Mercado Público, foi transferida para a Praça Padre Cícero, também no Benedito Bentes.
“A Feira da Troca continuará sendo realizada aos sábados e domingos, no mesmo horário, mas agora em novo local. A Praça Padre Cícero contará com mais essa atração de lazer para o público da região”, acrescenta Ronaldo Targino.