sábado 21 de setembro de 2024

GdH-Indústria promove pitches com startups que estão sendo pré-aceleradas

Ideias inovadoras passaram por avaliação de banca durante evento no Senai Poço

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação

Equipes vencedoras do pitch | Assessoria

Depois de cinco meses de mentorias, orientações técnicas, capacitações e assessorias, as quinze startups alagoanas apoiadas pelo Programa Geração do Hoje – Indústria (GdH-I) mostraram que estão maduras para entrar em uma nova fase de desenvolvimento. É hora de começar a tirar as ideias inovadoras do papel.

Nessa quarta-feira, 30, os empreendedores que participam do programa de pré-aceleração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) apresentaram seus projetos para empresários e especialistas. Os pitches (apresentações curtas) aconteceram no Senai Poço.

O gerente de Inovação e Tecnologia do Senai Alagoas, Maicon Lacerda, revela que todas as empresas já constituíram CNPJ e algumas delas já avançaram para a fase de MVP – Produto Mínimo Viável. “Ou seja, já desenvolveram protótipos para serem testados no mercado”, explica ele, ao lembrar que a jornada dessas startups continua. “É hora de aplicar a subvenção de R$ 20 mil para que os novos empreendedores alcem voos mais altos”, conclui.

Na solenidade, o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, destacou a importância de estimular a cultura inovadora desde cedo. “A inovação é um dos eixos estratégicos do Senai e essas parcerias aproximam a Indústria do Senai e o Senai da Indústria. No Sesi, a gente estimula a iniciação científica desde a educação básica”, declarou, ao citar os convidados especiais da cerimônia: alunos de duas equipes de Robótica do Sesi, a FTCamb (Cambona) e a FTBen (Benedito Bentes).

Diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes | Assessoria

Para o secretário Sílvio Bulhões, titular da Secti, as ações do governo e as parcerias começam a permear toda a trilha do empreendedorismo no Estado. Ele enumerou as ações como o programa Geração do Hoje nas vertentes Indústria e Serviços, a Lagoon, primeira aceleradora de empresas de Alagoas, e o Mentoring Team, programa que contrata especialistas para dar suporte técnico às startups. “Vivemos um novo momento no nosso ecossistema de inovação, ofertando todo o suporte para tirar ideias inovadoras do papel”, disse Bulhões.

Investimento em pessoas

O investimento nas pessoas é o que vai dar eficiência a essas ações pela inovação e empreendedorismo em Alagoas, disse o presidente da Fapeal, Fabio Guedes. Somando-se ao apoio às universidades e à interiorização das ações, os resultados sólidos surgirão no médio e longo prazos, avalia. “Alagoas começa a trilhar o caminho da inovação com firmeza. Mas é preciso investir em gente, pois não se começa pelo telhado e, sim, pelas bases”, afirmou.

TaskLabs ficou em primeiro lugar | Assessoria

Premiação

As três melhores apresentações foram premiadas após avaliação da banca composta por representantes de indústrias. Em primeiro lugar, ficou o projeto TaskLabs, dos empreendedores Eduardo Pacheco, Ewerton Felipe de Souza e Eliseu Rosa Miranda; em segundo, o Shellgrain, que tem na equipe Maisa Cavalcanti e Fernanda Ferro; e, em terceiro, o Care, por Leonardo Lins Tenório e Julyanne Dias Sampaio.

O TaskLabs é um sistema de monitoramento de risco inteligente, que utiliza reconhecimento de imagem, big data e inteligência artificial, aplicado ao reconhecimento de utilização de EPI´s em áreas críticas.

O CEO da Task Vision, Eduardo Pacheco, 24 anos, aluno do curso técnico de Petróleo e Gás no Senai e de Engenharia de Petróleo, conta que o GdH-Indústria é uma porta de entrada bem ampla para o desenvolvimento da empresa e entrada no mercado.

“Fomos muito bem recebidos aqui, no Senai. A gente teve assessoria muito forte, tanto da parte do governo, quanto da parte da instituição. Nós ampliamos nosso networking, tivemos a oportunidade para criar e, com a orientação do pessoal daqui, conseguimos galgar um bom resultado”, destacou o jovem empreendedor.

Fonte: Assessoria

 

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação A mineração predatória que a

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

31 de março de 2022 6:34 por Da Redação Com o objetivo de ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *